Manchester City reage à acusação de infracções financeiras

Campeão inglês garante estar empenhado em colaborar com a comissão independente e acredita que o assunto fique definitivamente encerrado.

Foto
Manchester City reagiu à acusação de infracções à regras financeiras EPA/ADAM VAUGHAN

O Manchester City manifestou-se já "surpreendido" com a informação de que terá infringido o regulamento financeiro da Liga inglesa de futebol e expressou satisfação por poder fazer "valer a sua posição" perante uma comissão independente do organismo.

"O Manchester City está surpreendido com a divulgação dessas alegadas infracções das regras da Premier League, tendo em consideração o firme empenhamento [do clube no processo] e a vasta e detalhada informação que forneceu", indicou o bicampeão inglês, em comunicado publicado no site oficial.

A Liga inglesa tinha anunciado horas antes que o Manchester City responderá perante uma comissão independente por numerosas violações do regulamento financeiro durante o período compreendido entre 2009 e 2018.

Entre as alegadas infracções estão falhas no fornecimento detalhado informação financeira obrigatória, como remunerações de jogadores e elementos da equipa técnica, liderada pelo espanhol Pep Guardiola, além de outras relacionadas com o cumprimento das regras de "fair-play" financeiro.

O bicampeão inglês espera que a comissão "possa considerar, de forma imparcial, as extensas e irrefutáveis evidências que fazem valer a sua posição", manifestando-se confiante que a inocência do clube será provada e que "este assunto será arrumado de forma definitiva".

Este tipo de comissões funciona de forma independente da Liga inglesa e dos clubes que a integram. Os seus membros vão ser designados pelo presidente independente do Painel Judicial da Premier League e todos os procedimentos serão privados e confidenciais.

O período investigado abrange das épocas 2009-10 a 2017-18, as primeiras nove temporadas que o Manchester City passou sob propriedade do fundo soberano de Abu Dhabi, durante as quais os "citizens" conquistaram três títulos de campeão inglês, em 2012, 2014 e 2018.

O Manchester City, segundo classificado do campeonato inglês da época 2022-23, atrás do Arsenal, detém um dos plantéis mais valiosos do futebol mundial, mantendo sob contrato três futebolistas internacionais portugueses: João Cancelo, emprestado em Janeiro ao Bayern Munique, Rúben Dias e Bernardo Silva.

Em Fevereiro de 2020, o clube foi suspenso provisoriamente pela UEFA de participar nas competições europeias por um período de dois anos, por infracções das regras de "fair-play" financeiro, mas a sanção foi anulada após recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto, em Julho daquele ano.

Sugerir correcção
Comentar