Steve McQueen em Roterdão: o outro que (não) se vê

EmSunshine State o artista reflecte sobre o que significa ser “outro”. Uma maneira de nos pôr a olhar para o mundo a partir da história do cinema, a partir de uma história de família. A sua.

Foto
A instalação Sunshine State pode ser vista em Roterdão até 12 de Fevereiro Hans Wilschut/Cortesia: Artista/Thomas Dane Gallery/ Marian Goodman Gallery e Pirelli HangarBicocca

De trás para a frente, da frente para trás, Steve McQueen trabalha e transforma a imagem de Al Jolson no filme de 1927 The Jazz Singer, o filme que abriu a era do cinema sonoro, em dois ecrãs translúcidos que correm em simultâneo e que podem ser vistos de qualquer dos lados. É cinema? Também é, mas há mais em jogo nesta videoinstalação do artista e cineasta do que apenas a catalogação em gavetas de fácil apreensão, porque Sunshine State não é coisa de digestão fácil ou imediata.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar