“Há pouca seriedade, celeridade e competência na negociação com os médicos”

A Federação Nacional dos Médicos foi “empurrada” para a greve, mas esta ainda pode ser desconvocada, diz a nova presidente da estrutura sindical, Joana Bordalo e Sá.

Foto
Joana Bordalo e Sá é a nova presidente da Federação Nacional dos Médicos Manuel Roberto

“O ministro da Saúde esteve nas primeiras duas reuniões com os sindicatos, mas depois nunca mais o vimos”, lamenta a presidente da Federação Nacional dos Médicos, Joana Bordalo e Sá, que é oncologista no IPO do Porto. Os dirigentes da Fnam decidiram avançar com um pré-aviso de greve nacional para os dias 8 e 9 de Março, mesmo sem a adesão do Sindicato Independente dos Médicos. Lembrando que as negociações com a equipa do Ministério da Saúde começaram há dez meses, Joana Bordalo e Sá sublinha que que ainda pouco se avançou na discussão das matérias que estão em cima da mesa. A Fnam apresentou uma proposta de aumento de 47% da grelha salarial. Não é excessivo? "Os médicos são a única classe profissional em que o salário aumentou 0,9% em dez anos" e são os "únicos" que trabalham 40 horas por semana, responde.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários