Revolução (sem) Sangue: a tomada da sede da PIDE é um filme

Num dia inesquecível, como é o derrube da ditadura, muitos acontecimentos marcaram as horas a caminho da liberdade. O fim da polícia política, simbolizado pela ocupação do seu quartel-general.

Foto
RG Rui Gaudêncio - 31 Janeiro 2023 - Casting para o filme sobre a tomada da PIDE em 25 de Abril de 1974. Rui Sousa, realizador e Roberto Santos, produtor. Lisboa. Público

Durante as décadas da ditadura, a Rua António Maria Cardoso, apesar de o número 98 corresponder ao Teatro São Luiz, nada teve da alegria da cultura e sempre foi sinónimo da repressão. Paredes-meias com o Chiado e também junto ao Teatro de São Carlos, a casa da ópera de Lisboa, no número 22, lá estava a sede da Direcção-Geral de Segurança, como foi rebaptizada durante o marcelismo a PIDE [Polícia Internacional e de Defesa do Estado], a polícia política de um estado de excepção.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários