Pervez Musharraf (1943-2023), líder militar do Paquistão e um dos rostos da “guerra ao terrorismo”

Ao longo de quase uma década no poder, o general foi um ditador que chegou a permitir a crítica e a dissidência mas esqueceu toda a moderação quando se viu na iminência de ser afastado.

11-setembro,mundo,alqaeda,taliban,paquistao,afeganistao,
Fotogaleria
Presidente do Paquistão entre 1999 e 2008, Musharraf morreu aos 79 anos STEFAN WERMUTH/Reuters
11-setembro,mundo,alqaeda,taliban,paquistao,afeganistao,
Fotogaleria
Musharraf só deixou a chefia do Exército em 2007, quase no fim da sua presidência MIAN KURSHEED/Reuters
11-setembro,mundo,alqaeda,taliban,paquistao,afeganistao,
Fotogaleria
Musharraf foi um dos principais aliados da "guerra ao terrorismo" de Bush JASON REED/Reuters

Para os Estados Unidos, foi um dos principais aliados da “guerra ao terrorismo” lançada depois do 11 de Setembro. Para os paquistaneses, um líder que quis eternizar-se no poder, alcançou algum crescimento económico, permitiu o nascimento da imprensa livre e fez aprovar legislação que deu mais direitos às mulheres. O que fica, contudo, é a forma impiedosa com que respondeu quando teve oposição e as terríveis consequências internas da forma como geriu a sua lealdade a Washington, raptando paquistaneses em troca de dinheiro e arrastando o país para uma guerra civil com os islamistas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários