Irão anuncia amnistia a “dezenas de milhares” de detidos, mas prende jornalista

Mais de quatro meses depois do início da contestação ao regime, uma esmagadora maioria dos iranianos apoiam os protestos e mais de 80% querem o fim da República Islâmica.

Foto
Khamenei num encontro com centenas de meninas que chegaram à puberdade EPA/KHAMENEI OFFICE HANDOUT

O regime “está encurralado”, e “isso é tudo o que este ‘perdão’ significa”, defende, no Twitter, Jasmin Ramsey, directora-adjunta da organização Centro para os Direitos Humanos no Irão, com sede em Nova Iorque. Segundo noticiaram os media estatais do Irão, o guia supremo, ayatollah Ali Khamenei, concordou em “perdoar dezenas de milhares” de prisioneiros, incluindo algumas das mais de 20 mil pessoas que diferentes organizações não-governamentais de direitos humanos estimam ter sido presas em resposta ao movimento de contestação que desde Setembro exige a queda do regime.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar