Golos de Pepê e Taremi aqueceram uma vitória fria do FC Porto

Os “dragões” venceram em casa o Vizela, por 2-0, e recuperaram a vice-liderança do campeonato.

Foto
Pepè agradece a Evanilson o primeiro golo do FC Porto LUSA/JOSE COELHO

A exibição não teve muito fulgor ofensivo, mas, frente a um aguerrido e capaz Vizela, o FC Porto cumpriu o objectivo principal e garantiu uma vitória justa. Numa noite fria no Estádio do Dragão, os portistas sentiram dificuldades para contornar a estratégia inicial de uma formação vizelense atrevida q.b., mas um erro de Igor Julião em cima do intervalo ajudou os “azuis e brancos” a desatarem um nó que chegou a parecer apertado. Invertendo os papéis habituais, Evanilson assistiu Pepê para o primeiro golo do FC Porto, ainda na primeira parte. Na parte final (86'), foi João Mário que ofereceu a Taremi a oportunidade de voltar a marcar e fazer o 2-0 final.

Sem duas peças fulcrais na engrenagem do meio-campo (Stephen Eustáquio e Otávio), Sérgio Conceição, que cumpriu castigo e viu a partida do camarote, conseguiu equilibrar o motor da sua com o regresso de Marko Grujic. O sérvio entrou no “onze” para o lugar de Bernardo Folha, que foi expulso frente ao Marítimo, enquanto no ataque a ausência de Otávio foi colmatada com o regresso de Evanilson à titularidade.

Em posição tranquila no campeonato, o Vizela de Tulipa entrou na partida procurando não se remeter à defesa de baliza Fabijan Buntic, mas o guarda-redes croata apanhou um susto logo no minuto 5, quando Matheus Uribe, após um canto, surgiu sem marcação e ficou a um par de centímetros da barra dos minhotos.

Porém, essa foi uma excepção na metade inicial da primeira parte. Sem conseguir criar desequilíbrios no rival, o FC Porto demorou a voltar a criar perigo e foi preciso esperar duas dezenas de minutos para Buntic voltar a ser incomodado: João Mário rematou cruzado e a passou perto do poste.

O FC Porto dominava e tinha mais bola, mas já com algum desconforto nas bancadas perante a atitude fria dos portistas, o empate a zero ao intervalo parecia inevitável. Todavia, bastou um erro para hipotecar o plano de jogo de Tulipa. Denotando alguma displicência, Igor Julião correu riscos desnecessários perto da área do Vizela e acabou desarmado por Galeno. Depois, foi tudo fácil: Evanilson encontrou Pepê sozinho ao segundo poste e ofereceu ao extremo o terceiro golo no campeonato.

Na frente do marcador, o FC Porto voltou para a segunda parte com a clara aposta de fazer um jogo seguro que, principalmente, não deixasse mazelas para o “clássico” da próxima jornada contra o Sporting, em Alvalade. No entanto, aos 55’, Wendell colocou mal o pé ao cair e acabou por ter que ser substituído - a lesão parece ter gravidade.

Sem que o Vizela conseguisse incomodar Diogo Costa, os “dragões” passaram a gerir o cronómetro e o jogo perdeu qualidade, mas, já bem perto do minuto 90, uma combinação entre João Mário e Taremi resultou no 20.º golo do iraniano esta época - o 11.º na Liga – e no ponto final em qualquer dúvida sobre quem sairia vencedor.

Com um triunfo merecido na noite de estreia de Vasco Sousa na principal equipa portista – o médio de 19 anos entrou aos 88’ -, o FC Porto recupera o segundo lugar, a oito pontos do Benfica, que tem mais um jogo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários