Há dois novos centros de biomedicina em Portugal. Mais de 70 milhões de investimento

Os cientistas Maria Mota e António Jacinto coordenam dois novos centros de investigação em saúde. Cancro, doenças cardíacas ou neurodegenerativas serão estudadas já com ligação a hospitais e doentes.

Foto
Os cientistas António Jacinto e Maria Manuel Mota, que vão coordenar os dois centros de investigação Ricardo Lopes

Durante este ano, o panorama científico português vai assistir ao nascimento de dois grandes centros de investigação em saúde e biomedicina, que angariaram para Portugal, entre ambos, 25 milhões de euros vindos da Europa. Se contabilizarmos o dinheiro total dos dois centros, incluindo as comparticipações nacionais que igualam o investimento europeu, os dois centros representam uma aposta de mais de 70 milhões de euros, nos próximos seis anos. Maria Manuel Mota e António Jacinto são os cientistas à frente de cada um destes projectos – separados entre si –, cujo financiamento foi aprovado no concurso Teaming for Excellence, do programa europeu Horizonte Europa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários