Fármaco para a hipertensão pode abrandar o envelhecimento

Equipa de cientista português observou que a rilmenidina aumenta a longevidade em animais. Fármaco pode vir a fornecer uma estratégia de anti-envelhecimento.

Foto
Estudo abre oportunidades para se fazerem ensaios com o fármaco rilmenidina direccionados para o abrandamento do envelhecimento Nuno Ferreira Santos

Ainda não é a receita certa para abrandar o envelhecimento, mas o artigo publicado agora na revista Aging Cell traz uma pista para se encontrar um caminho certeiro para a longevidade. O trabalho aí revelado mostra que ao fármaco rilmenidina, que é usado para tratar a hipertensão arterial, melhora marcadores de saúde em animais e pode abrandar o seu envelhecimento. A investigação foi coordenada pelo cientista João Pedro Magalhães.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários