Paris2024: EUA apoiam participação de atletas russos e bielorrussos, mas com bandeira neutra

Atletas deverão competir a título neutro, sem “bandeiras, emblemas ou hinos” da Rússia ou da Bielorrússia.

Foto
Comité Olímpico Internacional vai "estudar" a participação de atletas russos e bielorrussos Reuters/Brian Snyder

Os Estados Unidos posicionaram-se esta quinta-feira a favor da participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, mas sob bandeira neutra e sem qualquer demonstração dos símbolos daqueles países, segundo a porta-voz da Casa Branca.

Karine Jean-Pierre explicou que deve ser "absolutamente claro que não representam Rússia e Bielorrússia" e lembrou que os Estados Unidos apoiaram a suspensão das federações destes dois países, mas a participação dos atletas a título neutro, sem "bandeiras, emblemas ou hinos".

Apesar dos repetidos apelos da Ucrânia para que os desportistas russos e bielorrussos fossem banidos dos Jogos de Paris2024, o Comité Olímpico Internacional (COI) disse a 25 de Janeiro que vai "estudar" a possibilidade de permitir a sua participação, competindo estes sob uma bandeira neutra.

O tópico, sobre o qual o Comité Olímpico de Portugal (COP) se pronunciou a favor, em linha com a decisão do COI, tem gerado debate na comunidade desportiva internacional, com Estados a favor e outros contra, nesta última facção estando a Ucrânia, mas também outros Estados bálticos e a Polónia.

A autarca de Paris, Anne Hidalgo, está em sintonia com o COI, enquanto o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exigiu ao seu homólogo francês que interdite a presença de atletas dos países cúmplices na agressão militar, que começou a 24 de Fevereiro de 2022.

O comité organizador de Paris2024 não tem poder de decisão e o COI recordou que a "autoridade única" na matéria cabe às federações internacionais.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários