Concurso “Jornalistas em rede”

Fevereiro é o mês da reportagem. Prazo de entrega termina no dia 17

Para alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Vencedor anunciado no final de março.

Expectativa de vida
Foto
Paulo Pimenta

Contar, em mil palavras, uma história bem contada. Sair e observar, ouvir pessoas, descrever ambientes, reparar em pormenores que valha a pena registar. Numa palavra: reportagem, como fazem os jornalistas. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico que assim quiserem dar a conhecer algo ou alguém podem enviar os trabalhos (texto e imagens) até 17 de fevereiro.

Nesse dia termina o prazo definido no regulamento para a entrega de reportagens do concurso “Jornalistas em Rede”, uma iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) que teve início em 2021-22. Na primeira edição, a reportagem vencedora levou-nos até ao distrito de Viseu. Margarida Gomes Monteiro, então aluna do 10.º ano no Agrupamento de Escolas de Nelas, convidou-nos a acompanhar a banda de Santar, numa altura — de muita emoção e nervosismo —em que voltava a ser possível regressar aos concertos de rua, depois da pandemia.

Já no Concurso Nacional de Jornais Escolares, promovido pelo PÚBLICO na Escola e também com um prémio para a melhor reportagem atribuído todos os anos, o trabalho escolhido pelo júri, na edição de 2021-22, apresentava-nos Guida Baeta, uma mulher de Crestuma que dedicou a sua vida à comunidade: “A barqueira do povo”. A reportagem, da autoria das alunas Inês Silva e Lara Mota, do 10.º ano, foi publicada no jornal escolar Face ao Douro, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia. Pode ser lida online, nas páginas 36 e 37 da edição de junho de 2022.

A entrega, este mês, das reportagens a concurso encerra o primeiro momento do “Jornalistas em Rede” 2022-23. Mas há outro, centrado na entrevista. As candidaturas decorrem entre 6 de fevereiro e 6 de maio, com o resultado a ser divulgado no dia 6 de junho.

Em cada um dos momentos do concurso, o prémio é a publicação do trabalho vencedor nas plataformas digitais e redes sociais do PÚBLICO na Escola e da RBE e um voucher, por aluno, no valor de 150 euros para aquisição de livros/ equipamentos.

Será oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros à biblioteca da escola do autor do texto premiado.