Enzo, Porro e Vitinha — mercado de Inverno traz milhões para clubes portugueses

Acompanhe aqui as actualizações mais relevantes do último dia do mercado de Inverno.

Fotogaleria

Foi um dia com muita coisa para contar aquele em que o mercado de transferências de Inverno se fechou.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Foi um dia com muita coisa para contar aquele em que o mercado de transferências de Inverno se fechou.

Faltava cerca de uma hora para a "janela" se fechar em Inglaterra, Benfica e Chelsea chegaram a acordo para a transferência de Enzo Fernández para os "blues".

Os valores já são conhecidos oficialmente e chegaram a 121 milhões de euros - nem todo este valor fica, contudo, na Luz, pois há que descontar os 25% do passe do jogador ainda na posse do River Plate, para além dos 6,56% destinados aos empresários e dos 3,78% relativos ao mecanismo de solidariedade.

O internacional argentino assinará um contrato que o vincula ao Chelsea até 2031 e receberá um ordenado de 7 milhões de euros anuais limpos.

Enzo deixa assim a Luz depois de 29 jogos (4 golos e 6 assistências) e após o Benfica ter pago ao River Plate, no passado Verão, 10 milhões de euros (mais oito por objectivos).

Fica aqui o comunicado oficial do emblema "encarnado":

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa que chegou a acordo com o Chelsea FC para a alienação da totalidade dos direitos do jogador Enzo Fernández, por um montante de € 121.000.000 (cento e vinte e um milhões de euros). Mais se informa que o Chelsea FC terá o direito a reter o mecanismo de solidariedade de 3,78% para posterior distribuição aos clubes que participaram na formação do jogador. Adicionalmente, a Benfica SAD terá encargos com serviços de intermediação de 6,56% do valor da venda deduzido do montante da solidariedade e terá ainda de entregar ao River Plate o montante correspondente a 25% do valor da transferência deduzido dos montantes da solidariedade e dos serviços de intermediação.

Haris Seferovic vai jogar no Celta de Vigo, clube galego agora treinado pelo português Carlos Carvalhal. O avançado suíço foi emprestado pelo Benfica, ficando o Celta com opção de compra.

Foto

Seferovic, que passou a primeira metade da época emprestado ao Galatasaray, não brilhou na Turquia - dois golos em 13 jogos disputados - e vai agora representar o segundo clube espanhol da carreira, após ter passado pela Real Sociedad na época 2013/14.

Actualmente com 30 anos, Seferovic soma 74 golos em 188 partidas ao serviço dos “encarnados”, que representa há seis temporadas.

O Sporting confirmou a contratação do defesa central Diomandé, da Costa do Marfim, que actualmente jogava no Mafra da II Liga, por empréstimo dos dinamarqueses do Midtjylland. O futebolista africano assina um contrato até 2027 e fica com uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros.

Com apenas 19 anos, o costa-marfinense custará aos “leões” 12,5 milhões de euros (7,5 milhões mais 5 milhões em objectivos) com os escandinavos a terem ainda direito a 20% de uma futura mais-valia. O defesa poderá, por isso, tornar-se no mais caro da história dos sportinguistas, superando St. Juste, que foi contratado por 12 milhões em 2022 (9,5 como verba inicial e 2,5 em objectivos).

Porro e Vitinha rendem milhões

Ainda em Alvalade, a saída de Pedro Porro era um desfecho inevitável e o lateral espanhol foi confirmado nesta terça-feira como reforço do Tottenham, sendo que o Sporting, apesar da perda desportiva de peso – e sabe-se como os “leões” têm tido dificuldades nos laterais neste milénio –, parece ter feito um negócio tremendo: são 45 milhões de euros e mais 15% do passe de Marcus Edwards, que pertenciam ao clube inglês. Negócio fechado.

Mais a Norte, falava-se pouco de um cenário como aquele que “roubou” ao Sporting de Braga um dos seus principais activos. Vitinha vai para Marselha, mas, ao contrário do caso de Porro, parece ser uma perda desportiva menos relevante.

Há Ruiz, há Banza e chegaram também Pizzi e Bruma, que podem permitir a Artur Jorge um desenho diferente, com opções para segundo avançado.

Financeiramente, a venda de Vitinha é mais um bom movimento do clube minhoto, que vai embolsar 32 milhões de euros, com os bracarenses ainda a ficarem com 10% do passe do jogador que já aterrou em Marselha.

Lá fora, João Cancelo deixou o Manchester City e juntou mais um “tubarão” à sua carreira, desta vez o Bayern Munique. O negócio é um empréstimo até ao final da temporada, mas contempla uma opção de compra de 70 milhões de euros.

O Sporting confirmou o espanhol Héctor Bellerín, lateral do Barcelona, como reforço para o lugar deixado livre por Porro. Bellerín já chegou a Lisboa e deverá ficar por empréstimo dos catalães até ao final da época com os "leões" a pagarem 500 mil euros. Se quiserem ficar com Bellerín depois do período de cedência terão que desembolsar mais.

O jogador já foi dos melhores do mundo e, depois de um período de menor fulgor, reencontrou-se no Betis. Agora, no "Barça", voltou a não ter espaço e Xavi já assumiu que o jogador vai ser emprestado.

Fora do Sporting até ao final da época ficará o defesa-central espanhol José Marsà emprestado ao Sp. Gijón. O jovem de 20 anos disputou oito jogos pela equipa principal dos "leões".

No Benfica, para já, há duas certezas (para além da cedência de Seferovic). O empréstimo de Paulo Bernardo ao Paços de Ferreira e o ingresso de Gilson Benchimol. O avançado cabo-verdiano chega cedido pelo Estoril - que renovou com o jogador de 21 anos até 2026 - e fica na Luz até ao final da época com os benfiquistas a ficarem com opção de compra no valor de 2,5 milhões de euros.

Paulo Bernardo foi emprestado até final da época ao Paços de Ferreira, sem opção de compra. O internacional sub-21 português começou a época integrado no plantel principal dos "encarnados", mas jogou apenas duas vezes.