Cientistas obtêm um novo mapa de toda a matéria do Universo

O Universo nasceu há 13.800 milhões de anos, no Big Bang.

Divulgados dados do Dark Energy Survey obtidos no Chile e na Antárctida Andreas Papadopoulos

Um novo mapa de toda a matéria do Universo, com maior precisão e agora divulgado, indicia que falta algo no modelo-padrão cosmológico, que se baseia no princípio de que o Universo é homogéneo em grande escala.

O trabalho, descrito em três artigos científicos publicados na revista da especialidade Physical Review D, envolveu mais de 150 investigadores.

O estudo baseia-se em dados recolhidos pelo projecto de astronomia Dark Energy Survey – que se debruça sobre a dinâmica da expansão do Universo –​ e pelo Telescópio do Pólo Sul, na Antárctida – que visa medir a emissão difusa da radiação cósmica de fundo (radiação dos primórdios do Universo).

A história do Universo em 13 momentos

Segundo um comunicado da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, que participou no estudo, a análise dos dados indica que a matéria não é tão aglomerada quanto o actual modelo do Universo prevê, indiciando com mais vigor que "pode haver algo que falta" no modelo-padrão cosmológico.

Os cientistas admitem que mais estudos serão necessários para consolidar os dados.

Quando o Universo nasceu, estima-se que há 13.800 milhões de anos, a matéria foi ejectada e gradualmente formou planetas, estrelas e galáxias (a chamada matéria visível).

Ao "montarem" um mapa de toda a matéria, os investigadores "podem tentar compreender as forças que moldaram a evolução do Universo", composto em 5% por matéria visível e em 26% por matéria escura, que não é directamente observável, mas inferida pelo efeito gravitacional exercido sobre a matéria visível. O resto do Universo é composto por energia escura.