Morte de militar em Santa Margarida causada por “arma de fogo”

A morte aconteceu no domingo pelas 20h. A ministra da Defesa lamentou a morte do militar e disse que o Exército já abriu uma investigação.

Foto
Foram destacadas “equipas de psicólogos que estão a apoiar directamente a família do militar falecido bem como os restantes militares" ENRIC VIVES-RUBIO/Arquivo

O Exército lamentou esta segunda-feira a morte de um militar no Campo Militar de Santa Margarida, em Santarém, adiantando que esta terá sido “causada por arma de fogo” e endereçou à família “todo o apoio e solidariedade”. Em comunicado, o ramo escreve que “é com pesar e consternação que o Exército informa da morte de um militar, causada por arma de fogo, no Campo Militar de Santa Margarida, ontem pelas 20h, situação que está a ser investigada pelas autoridades competentes”.

O ramo “lamenta profundamente o sucedido” acrescentando que se encontra a prestar apoio psicológico aos familiares do militar que morreu e aos restantes militares “que se encontravam de serviço na Unidade, através do Centro de Psicologia Aplicada do Exército”. “Neste momento de luto, dor e sofrimento para a família, amigos e para o Exército Português, o General Chefe do Estado-Maior do Exército transmite à família todo o apoio e solidariedade”, lê-se.

Também na manhã desta segunda-feira, a ministra da Defesa, Helena Carreiras, lamentou a morte do militar e disse que o Exército já abriu uma investigação.

"Fui informada pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas da morte do militar no domingo. Queria lamentar e expressar as minhas condolências à família. O Exército de imediato actuou, foi aberta uma investigação para apurar as circunstâncias deste acidente e neste momento ainda não é possível, sem esse apuramento concluído, dizer muito mais. Vamos aguardar pelos resultados desta averiguação", disse a ministra na manhã desta segunda-feira em declarações à SIC Notícias.

Questionada sobre se já é certo que se tratou de um acidente, Helena Carreiras disse que "não se sabe" e que as circunstâncias estão "a ser apuradas". "Todas as instituições foram chamadas, a polícia, mas também o Centro de Psicologia Aplicada do Exército está no terreno, vamos aguardar pelos resultados desta averiguação", afirmou a ministra.

A CNN diz que se trata de um segundo-sargento que tinha entre 20 e 30 anos, mas o Exército não confirmou esta informação. O Exército disse ainda à Lusa que estão já presentes no local a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia Judiciária Militar (PJM). Estão também em campo “equipas de psicólogos que estão a apoiar directamente a família do militar falecido bem como os restantes militares que se encontravam em serviço”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou entretanto com o pai do militar do Exército "a quem transmitiu sentidas condolências". Esta informação consta de uma nota publicada na página oficial da Presidência da República.

Notícia actualizada às 12h25: foi acrescentada informação sobre morte ter sido causada por "arma de fogo"

Sugerir correcção
Ler 3 comentários