APRENDER COM O PÚBLICO

Uma aventura no espaço. A Casa das Ciências explica

Nova rubrica da iniciativa “Ciência na Escola” ajuda os alunos a entender notícias sobre temas científicos.

aprender-publico,publico-escola,
Foto
O astronauta Matthias Maurer no voo com os estudantes portugueses NOVESPACE

Na estreia, um voo parabólico. O primeiro recurso explicativo criado pela Casa das Ciências em parceria com o PÚBLICO na Escola baseia-se numa reportagem da jornalista do PÚBLICO Teresa Sofia Serafim, que acompanhou o primeiro voo parabólico realizado em Portugal e experimentado por um grupo de alunos.

Em setembro do ano passado, cerca de 30 alunos, com idades entre os 14 e os 18 anos, de estabelecimentos de ensino de diferentes zonas do país, participaram na iniciativa “Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia”, da responsabilidade da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space). A oportunidade de experimentar a sensação de gravidade zero, que é semelhante à que os astronautas sentem no espaço, foi concretizada a bordo de um avião que partiu da Base Aérea de Beja.

O PÚBLICO acompanhou esta aventura e dela nos deu conta nesta reportagem de Teresa Sofia Serafim, “Foi indescritível! Andámos a flutuar”: alunos portugueses foram astronautas por um dia, publicada no jornal em 16 de setembro de 2022.

O que é a gravidade zero? Porque é que o corpo dos astronautas flutua quando vão para o espaço?

Foto

A Casa das Ciências convida-te a explorar o conteúdo explicativo que criou a partir da referida reportagem para que percebas, de forma cientificamente fundamentada, os conceitos físicos e matemáticos que envolveram o fenómeno experimentado pelos alunos. O material encontra-se disponível em https://issuu.com/casadasciencias/docs/gravidade_zero_cdc_e_publico_na_escola

“A Casa das Ciências Explica” é a nova rubrica de “Ciência na Escola”, a iniciativa que junta o projeto de educação para os media PÚBLICO na Escola e a Casa das Ciências com o propósito de combater a desinformação e promover a circulação de conhecimento científico certificado. Como ponto de partida estará sempre um trabalho do PÚBLICO.