Mal-amada profissão docente

Eis o mínimo que se pode dizer da docência: é uma profissão des-cuidada. É descuidada quando não cuidam dela nem ela cuida de si. A responsabilidade é política e profissional.

A profissão docente sofre de paradoxos e contradições. É uma das profissões mais valorizadas nas sociedades, como revelam os inquéritos à opinião pública, mas a sua imagem pública não é, geralmente, prestigiante. Uma conclusão da generalidade dos estudos e relatórios internacionais e nacionais sobre o estado da educação e da profissão, nas últimas décadas, é a seguinte: O génio da alquimia quotidiana da qualidade da educação é uma profissão docente altamente qualificada, prestigiada e motivada, mas dois termos são neles frequentes: “declínio” e “reconhecimento” (falta dele).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários