Mais de 90 anos depois, outro Gandhi marchou através da Índia

Bisneto de Nehru e neto de Indira Gandhi caminhou 136 dias pelo país para revitalizar as bases do seu partido, depois dos desaires eleitorais. Marcha termina segunda-feira em Srinagar, após 4080 km.

Foto
Rahul Gandhi rodeado por uma multidão entusiasmada em Srinagar, na Caxemira indiana EPA/FAROOQ KHAN

Foram 136 dias de marcha que nesta segunda-feira terminam em Srinagar, a capital da Caxemira indiana. Cruzado o país de sul para norte, desde Kanyakumari, a cidade mais meridional da Índia, a 4080 quilómetros de distância. Quase 93 anos depois da Marcha do Sal de Mahatma Gandhi contra o colonialismo britânico, Rahul Gandhi lançou-se a cruzar o país para voltar a entusiasmar as bases do partido do Congresso que já dominou a política indiana no tempo do seu bisavô, Jawarhal Nehru, da sua avó, Indira Gandhi, e do seu pai, Rajiv Gandhi, mas que vem sofrendo uma série de derrotas face aos nacionalistas hindus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários