O vale encantado de Ana Ros sabe aos Alpes no Inverno: a “bolha” do Hisa Franko

Considerada já a Melhor Chef Mulher do Mundo, Ana Ros colocou a Eslovénia no mapa da gastronomia mundial. Tem um menu “cheio de perguntas” porque quer viver e criar numa “pequena bolha de liberdade”.

Foto
Ana Ros foi a chef que colocou a Eslovénia no mapa gastronómico internacional Dean Dubokovic/www.slovenia.info

Ana Ros, a eslovena que em 2017 foi considerada a Melhor Chef Feminina do Mundo, decidiu chamar ao seu menu de 2022 Reincarnação. E quis fazê-lo em absoluta liberdade. É isso que escreve no topo da folha que nos entrega: “O menu à sua frente está cheio de perguntas. No entanto, eu muitas vezes não tenho as respostas. Porquê comer com as mãos? Porquê truta fria a meio do menu? Porquê injera e porquê tortilla no meio dos campos? Às vezes simplesmente não sei. Poderemos aprender a viver sem controlar cada momento das nossas vidas? Uma pequena bolha de liberdade.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar