Paraíso: uma ópera viva, mas desesperada

Musical e cenicamente estimulante, com crueza e risco, Paraíso deixa-se embrulhar em caminhos metafísicos por um libreto filosófico desequilibrado. E consola-se no fado.

GBV Guillermo Vidal 25 de Janeiro 23 Reportagem ensaio Ópera PARAÍSO no CCB
Fotogaleria
Ensaios da ópera "Paraíso", no CCB. Soprano Eduarda Melo é a única voz em palco nesta composição de Nuno da Rocha Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 25 de Janeiro 23 Reportagem ensaio Ópera PARAÍSO no CCB
Fotogaleria
Oos músicos e o maestro Pedro Neves fizeram viver o mais interessante da música de Nuno da Rocha Guillermo Vidal
GBV Guillermo Vidal 25 de Janeiro 23 Reportagem ensaio Ópera PARAÍSO no CCB
Fotogaleria
Soprano Eduarda Melo Guillermo Vidal

Antes de a cortina abrir, um bailarino vestido de preto dança no proscénio. Ainda não começou, mas já começou. Paraíso lança depois uma evocação do inferno. O palco abre-se, desolado, sem as habituais cortinas laterais. Está coberto de cinzas, fogo, sacos de lixo. Ouvimos parte de um coro gravado de Inferno, a obra de Nuno da Rocha que é o antecessor directo desta ópera. Opção interessante, esta, a de incluir na música do espectáculo “discos” do passado, numa mesa onde está um gira-discos. Porque Paraíso parece, na sua primeira parte, levantar questões de memória: “conta-nos outra vez”, “conta-nos a Viagem”, dizem as Ménades (e os músicos também). A música de Nuno da Rocha lança um ambiente inicial interrogativo. O que terá acontecido? O que pode acontecer? Que fazer com as ruínas e a memória?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar