Como é que uma toxina que deixa a cana-de-açúcar doente nos pode dar antibióticos?

Cientistas obtiveram o primeiro “retrato” da toxina albicidina a ligar-se à ADN-girase (uma proteína). Este conhecimento pode ser um contributo na luta contra bactérias resistentes a antibióticos.

Novo estudo revela “fotografias” de todas as ligações da toxina albicidina com a proteína ADN-girase o próprio ADN
Fotogaleria
Novo estudo revela “fotografias” de todas as ligações da toxina albicidina com a proteína ADN-girase e do próprio ADN Alina Kurokhtina
saude,ciencia,investigacao-cientifica,genetica,doencas,biologia,
Fotogaleria
Novo estudo revela “fotografias” de todas as ligações da toxina albicidina com a proteína ADN-girase e do próprio ADN Alina Kurokhtina

Albicidina – já ouviu falar neste composto antimicrobiano? A cana-de-açúcar nem o pode ver aproximar-se. Afinal, esse é o composto de um agente patogénico que lhe causa doenças. Mas se para uns é prejudicial, para outros poderá trazer benefícios. A albicidina tem vindo a ser estudada como candidata a antibiótico. Esta semana deu-se um novo passo nessa busca: uma equipa europeia de cientistas anunciou que conseguiu observar como esse composto interage com os seus alvos. Desta forma, pode estar-se mais perto de se saber como se pode potenciar a sua actividade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar