Três em quatro militantes do Chega acreditam que há “raças mais trabalhadoras”

Um recente inquérito respondido pelos militantes do Chega demonstra ainda que 31% destes consideram que há “raças menos inteligentes”.

Foto
Apoiantes do partido Chega aplaudem o discurso do presidente André Ventura NUNO VEIGA/LUSA

Um novo estudo, baseado num inquérito realizado a cerca de três mil militantes do Chega, ajuda-nos a perceber como são e o que pensam os apoiantes deste partido populista. Se por um lado são maioritariamente democratas e europeístas, por outro têm visões racistas e xenófobas: 73% estão convencidos de que “existem raças mais trabalhadoras”, 31% de que “existem raças menos inteligentes” e 63% consideram que “os imigrantes aumentam a taxa de criminalidade em Portugal”. Quanto a partidos, a antipatia maior é pelo Bloco de Esquerda e apenas 24% tinham alguma vez militado anteriormente numa força política.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 154 comentários