A regionalização da ronha

Tanto como um modelo de organização de Estado ou de um princípio de gestão de recursos, a regionalização é um instrumento de uma certa ideia de democracia — descentralizada e cidadã.

O Governo, a começar pelo primeiro-ministro, sabe que é impossível governar um Estado da era digital com um modelo de organização político-administrativo da Idade Média. O PSD também. Boa parte da oposição não ignora esta realidade que os fracassos nacionais e os exemplos das democracias europeias sublinham todos os dias. Mas, num monumento à resignação que se apoderou do país, todo este saber encalha na hipocrisia ou na inércia. A grande reforma do Estado, vulgo regionalização, é Adamastor que o país precisa de vencer e que a falta de ambição recusa enfrentar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 29 comentários