Há novo concept na Audi: Activesphere, um conceito de versatilidade

O objectivo é mostrar o futuro de um coupé crossover de quatro portas, com um design de carroçaria tão versátil que até se transforma numa pick-up.

Audi Activesphere concept
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Design Sketch
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Design Sketch
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Design Sketch
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Design Sketch
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Design Sketch
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Detail
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Detail
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Detail
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Detail
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Detail
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Interior
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Interior
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Interior
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Cockpit
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Interior
Fotogaleria
Audi Activesphere
Interior
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Detail
Fotogaleria
Audi Activesphere DR
Detail
Fotogaleria
Audi Activesphere DR

Depois do Skysphere roadster de 2021 e dos Grandsphere sedan e Urbansphere Space concept de 2022, o Activesphere mostra-se como um coupé crossover de quatro portas, mas de grande versatilidade.

Com 4,98 metros de comprimento, o Activesphere prima pela elegância, não obstante a sua elevada altura ao solo ou as jantes de 22 polegadas, que abrem caminho entre estradões mais tortuosos. Mas também num carro de carga, com a traseira Sportback a transformar-se num espaço aberto, ao estilo de uma pick-up, capaz de transportar equipamento recreativo, como duas bicicletas.

A versatilidade também foi pedra de toque ao pensar-se os sistemas de tracção e de suspensão, que lhe permitirão reivindicar um lugar no asfalto ou na lama, sem que tenha de ser uma escolha sofrível.

O concept car, revelado nesta última semana, foi concebido no Audi Design Studio, em Malibu (Califórnia, EUA), e é descrito como “um novo tipo de crossover que combina inteligentemente a elegância de um Audi Sportback, a funcionalidade de um SUV e as verdadeiras capacidades de um todo-o-terreno".

A ideia, claro, é ser servido por um grupo propulsor eléctrico, com autonomia esticada até mais de 600 quilómetros e bateria capaz de aceitar carregamentos ultra-rápidos, o que faz com que os tempos de carregamento não sejam um entrave na hora de optar por um veículo eléctrico a bateria.

Foto
Foto
Foto

Já no campo da tecnologia, o Activesphere foi idealizado para fazer a adaptação da realidade aumentada para a mobilidade, em que se faz a combinação de um mundo físico e virtual. Todo o interior, avança a marca, é “centrado nas pessoas”, sendo “as suas necessidades e desejos a moldarem o espaço, a arquitectura e as funções”.

Por exemplo, quando em modo autónomo, o tablier, o volante e os pedais desaparecem e o espaço abre-se para que os ocupantes o vivam sem preocupações. Se o condutor quiser assumir o volante, o painel de instrumentos, juntamente com o volante, gira para fora.

A peça central do novo sistema é um aparelho de realidade mista, disponível individualmente para cada condutor e passageiro, e que é capaz de representar conteúdo virtual com referência espacial ao mundo real em três dimensões. Quer isto dizer que o utilizador pode visualizar conteúdo virtual, que é inicialmente apenas para informação, mas que passa a ser detalhada quando o olhar se foca.

No modo off-road, por exemplo, gráficos de topografia 3D de alta resolução podem ser projectados na paisagem real e podem ser exibidas informações sobre a navegação e o destino.

Neste conceito, a ligação entre os utilizadores dos aparelhos e o automóvel não se esgota ao que se passa dentro do automóvel. Podem ser usados, por exemplo, para preparar rotas de véspera, mas também como auxiliares em trajectos pedestres.

Informações sobre o estado do automóvel, a autonomia da bateria e as estações de carregamento mais próximas podem também ser consultadas através daquele aparelho, dentro e fora do veículo. E quando necessário, há também avisos antecipados, tais como de baixa pressão dos pneus ou uma previsão do tempo.

Sugerir correcção
Comentar