Nova plataforma cidadã defende Aeroporto de Beja como “complemento” ao de Lisboa

Plataforma cidadã Sim ao Aeroporto Internacional de Beja é apresentada esta sexta-feira e sugere complemento de Beja ao Aeroporto de Lisboa “através da ferrovia”.

Foto
Aeroporto de Beja foi inaugurado em 2011 PEDRO CUNHA

Uma nova plataforma cidadã constituída em prol do Aeroporto de Beja vai entregar um documento à Comissão Técnica Independente sobre o novo aeroporto de Lisboa que defende a infra-estrutura alentejana como "solução sustentável" para o país.

"Nenhum alentejano diz que o Aeroporto de Beja é para substituir o de Lisboa", mas que "tem condições para ser o complemento do Aeroporto de Lisboa, através da ferrovia", disse esta quinta-feira à agência Lusa Manuel Valadas, da comissão dinamizadora da plataforma cidadã Sim ao Aeroporto Internacional de Beja.

A nova plataforma é apresentada publicamente esta sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, às 11h30, e junta representantes de vários movimentos em defesa do Alentejo, tendo o apoio técnico de diversos especialistas.

Em comunicado, os promotores da iniciativa revelaram que vão elaborar um memorando estratégico para entregar à Comissão Técnica Independente que é responsável pela análise estratégica e multidisciplinar do novo aeroporto de Lisboa.

Este memorando, que vai ser entregue à comissão até final deste mês, será "sobre a necessidade de incluir a utilização do Aeroporto Internacional de Beja como a solução sustentável e resiliente" para "responder às necessidades aeroportuárias do país".

Segundo Manuel Valadas, o objectivo da iniciativa "é criar condições para que o Aeroporto de Beja funcione".

"E, neste documento que vamos entregar, dizemos como isso vai ser feito e o que é que pretendemos que isto represente para a região do Alentejo e para o país", acrescentou.

Este responsável disse ainda que o Aeroporto de Beja deve ser "um elo de desenvolvimento estratégico para a região", nomeadamente como "plataforma para os negócios, para as exportações, para as pessoas e para as empresas da região".

Para tal, Manuel Valadas pediu também o "apoio das câmaras municipais da região, do tecido empresarial e, fundamentalmente, das pessoas".

"Porque a cidadania tem de fazer o seu trabalho e o Alentejo tem de ser capaz de trabalhar em conjunto", defendeu.

No comunicado, a plataforma deixou alguns dos argumentos em prol da utilização do aeroporto da cidade alentejana, nomeadamente o facto de se tratar de um equipamento já construído e "sem restrições de expansão".

A infra-estrutura está "preparada para tráfegos aéreos de passageiros e mercadorias, de médio e longo curso", disse, acrescentando que está oficialmente reconhecida como um dos quatro aeroportos situados em Portugal continental e "tem a vantagem de reunir as condições de exploração imediata".

O Aeroporto de Beja "possui condições geográficas e capacidade para servir directamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementarmente os Aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua iminente saturação", elencou também a plataforma de cidadãos, entre outras vantagens enumeradas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários