Teatro e representação

O Teatro, enquanto autoridade e instituição, sempre foi lugar de violência e por isso sempre esteve sujeito a ser violentado. E a história não vai acabar.

Muito se tem dito, em nome do Teatro, a propósito da manifestação por ativistas trans que ocorreu recentemente no Teatro Municipal São Luiz. Como diria um amigo: “Tanta gente a falar de teatro é o meu maior pesadelo.” É que se as opiniões são muitas e diversas relativamente à ação política, já em relação ao que seja o Teatro noto uma quase unanimidade na defesa dessa entidade que se sabe o que é. Optando-se por uma abordagem essencialista e uniforme, o Teatro tem sido descrito como reduto da magia e da pureza da representação, que não se deve deixar contagiar por questões (políticas) de representatividade. A cedência do espetáculo, da companhia e dos teatros à exigência do protesto abriu, segundo estas opiniões, a caixa de Pandora que matará em definitivo a possibilidade de todos os corpos representarem quaisquer corpos. Perderemos (nós, Teatro) a identidade (sic).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários