Ministro da Cultura e Presidente da República regozijam-se com sucesso do cinema de animação português

Ministro da Cultura lembra que, no âmbito do PRR, a rede de cineteatros virá a ser equipada com projectores digitais, o que “vai permitir uma circulação maior”.

Ministro e primeiro-ministro visitam o ANIM-Arquivo Nacional da Imagem em Movimento
Fotogaleria
Ministro e primeiro-ministro visitam o ANIM-Arquivo Nacional da Imagem em Movimento LUSA/TIAGO PETINGA
cultura,cinema-animacao,culturaipsilon,oscares,
Fotogaleria
"Ice Merchants": primeiro filme de produção portuguesa nomeado para os Óscares dr

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, disse esta terça-feira que Portugal tem "um nicho muito interessante" no cinema de animação e que "é preciso criar condições para uma maior circulação" nas salas de cinema.

A propósito da nomeação do filme Ice Merchants, de João Gonzalez, para os Óscares, Pedro Adão e Silva disse que "é uma boa notícia e corresponde ao reconhecimento de que Portugal tem, no cinema de animação, um nicho muito interessante". O ministro da Cultura acrescentou que o momento "é um bom pretexto para que se possa conhecer mais do que é feito no cinema em Portugal, e no cinema de animação em particular, e que vale a pena investir e apostar no cinema", afirmou.

Pela primeira vez, há um filme de produção portuguesa nomeado para os prémios de cinema Óscares, candidato ao prémio de Melhor Curta-metragem de Animação.

Questionado sobre a escassa exibição de curtas-metragens, em particular de animação, no circuito comercial, o ministro da Cultura admitiu que "é preciso criar condições para uma maior circulação das produções" e há questões práticas que se colocam, nomeadamente do ponto de vista logístico. "Temos uma rede de cineteatros muito significativa. O facto de, no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] essa rede [vir a] ser equipada com projectores digitais vai permitir uma circulação maior".

Também Marcelo Rebelo de Sousa saudou o cinema português pela nomeação de Ice Merchants para os Óscares e pela presença de dois filmes de João Canijo (Mal Viver e Viver Mal) no Festival de Berlim. Numa nota divulgada ao final da tarde no site da Presidência, recorda-se que "o reconhecimento internacional do cinema português tem merecido ao Presidente da República a devida atenção, em mensagens, encontros com cineastas ou na recente distinção atribuída a Abi Feijó [produtor e realizador de cinema de animação]".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "a inédita nomeação de um filme português para os Óscares", bem como "a anunciada presença de duas obras de João Canijo" no Festival de Berlim, são novos motivos de regozijo e de confiança".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários