Dois quadros desaparecidos na Kunsthaus de Zurique

Museu suíço desconhece o paradeiro de duas pequenas pinturas flamengas do século XVII que tinham sido depositadas por um coleccionador privado.

Foto
Soldados num acampamento, de Robert van den Hoecke DR

As pinturas Soldados num acampamento, de Robert van den Hoecke, e Narcisos e outras flores numa jarra em vidro sobre uma placa de mármore, de Dirck de Bray, desapareceram da Kunsthaus de Zurique, cujos responsáveis não excluem a possibilidade de que tenham sido roubadas e já pediram à polícia que abrisse uma investigação.

Ambas de pequeno formato e pintadas a óleo sobre madeira de carvalho, as duas obras, que se encontravam emolduradas e envidraçadas, constituíam empréstimos de longa duração de um coleccionador privado suíço que não quis ser identificado.

Esclarecendo que “quase três quartos do acervo de pinturas e esculturas do museu são empréstimos a longo prazo ou doações de particulares”, a directora da Kunsthaus de Zurique, Ann Demeester – citada pelo jornal Neue Zürcher Zeitung –, lembrou que “gerações de coleccionadores” vêm confiando à instituição “os seus tesouros” e que se sente “chocada” por ter de admitir que estas duas obras estão mesmo desaparecidas, apesar de todas as medidas de segurança.

“Além da recuperação das obras, o nosso propósito é tirar as devidas lições deste lamentável incidente”, disse ainda Demeester, que no passado dia 13 apresentou queixa na polícia contra desconhecidos. Ambas as obras estão protegidas por seguros contra roubos.

A pintura Soldados num acampamento, datada de meados do século XVII, mede 18,8 x 24,7cm e valerá, segundo o Neue Zürcher Zeitung, algumas dezenas de milhares de francos suíços, cuja cotação é actualmente idêntica à do euro. O seu autor, Robert van den Hoecke, foi um pintor, gravador e arquitecto de Antuérpia, que se estabeleceu em Bruxelas e trabalhou para o arquiduque Leopoldo Guilherme da Áustria.

Já a natureza morta Narcisos e outras flores, que mede 30,9 x 23,5 cm, está datada de 1673 e poderá valer algumas centenas de milhares de euros. Dirck de Bray era filho e discípulo do arquitecto e pintor Salomon de Bray e ficou conhecido pelas suas pinturas de flores, embora fosse também escultor.

Pensa-se que as duas obras possam ter desaparecido já no Verão passado, quando o museu sofreu um incêndio, que deflagrou na noite de 2 para 3 de Agosto, e foi necessário retirar das paredes e limpar e restaurar mais de 700 telas.

Sugerir correcção
Comentar