“Menino de ouro”: múmia adolescente com 2300 anos tinha dezenas de amuletos

Teria entre 14 e 15 anos, media 1,28 metros e pertencia a uma família bastante rica – mas pouco mais se sabe. Múmia conta, a partir do caixão, como era preparada a vida depois da morte.

morte,historia,patrimonio,ciencia,egipto,arqueologia,
Fotogaleria
O sarcófago onde se encontra a múmia egípcia SN Saleem/SA Seddik/M el-Halwagy
morte,historia,patrimonio,ciencia,egipto,arqueologia,
Fotogaleria
A progressão do "desembrulhar" da múmia a partir das imagens de tomografia, sem mexer no caixão SN Saleem/SA Seddik/M el-Halwagy

No Egipto de há 2300 anos acreditava-se que, quando morríamos, o nosso espírito ia à procura de uma vida semelhante à que tivemos no mundo em que estávamos. Daí que as pessoas mais ricas e com maior estatuto fossem mumificadas com grandes riquezas. Algo que podemos voltar a confirmar com uma múmia com 2300 anos: um rapaz adolescente que foi mumificado com 49 amuletos, entre os quais uma língua e um coração em ouro, por exemplo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar