Há 226 crianças à espera de uma família adoptiva. Em 2017, eram mais de 300

Quando o juiz decide pela adopção, “a criança fica a pensar que a situação estará resolvida amanhã”. Mas os processos podem arrastar-se, para maior ansiedade e sofrimento de quem espera.

Foto
Foram adoptadas 186 crianças em Portugal no ano de 2021

O tempo que uma criança espera por uma família de adopção varia de caso para caso e para o período médio dessa espera não está calculada, nem referida uma estimativa oficial nos dois relatórios que traçam o retrato da adopção em Portugal: o do Conselho Nacional para a Adopção (CNA) e o Relatório da Adopção Nacional, Internacional e Apadrinhamento. E se o primeiro documento é elaborado pelo conjunto das entidades que integram o CNA – o Instituto da Segurança Social, os respectivos institutos dos Açores e da Madeira e ainda a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa –, o segundo é apenas da responsabilidade do Instituto de Segurança Social.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários