Tiroteio em Los Angeles faz pelo menos dez mortos

Ataque aconteceu perto do local onde decorriam as celebrações do Ano Novo Chinês. Suspeito pôs-se em fuga e ainda não foi capturado.

Foto
É o 4.º ataque a tiro na Califórnia com pelo menos dez mortos, só na última década EPA/CAROLINE BREHMAN

A pequena cidade de Monterey Park, na Califórnia, conhecida na região por ser um dos melhores sítios para se viver em família, foi palco de um dos mais mortíferos ataques com armas de fogo no estado, na noite de sábado, durante as celebrações do Ano Novo Chinês. O atirador — identificado apenas como um homem de origem asiática — matou dez pessoas e feriu outras dez numa escola de danças de salão.

A polícia da cidade — situada a uma dezena de quilómetros do centro de Los Angeles — não avançou mais pormenores sobre o suspeito, e o pouco que se sabe foi transmitido aos jornalistas por testemunhas.

Segundo três pessoas que se refugiaram num restaurante perto do local do ataque, citadas pelo jornal Los Angeles Times, o atirador usou uma espingarda semi-autiomática que recarregava à medida que ia ficando sem munições. Quando a polícia chegou à escola de dança — o Star Dance Studio, um dos maiores da região — encontrou os corpos de cinco homens e cinco mulheres.

O responsável pelo departamento de homicídios do condado de Los Angeles, Andrew Meyer, disse numa conferência de imprensa, na manhã de domingo, que os agentes responderam a uma segunda emergência num outro salão de dança, a apenas três quilómetros do local do tiroteio.

O responsável disse que a polícia foi informada de que um atirador foi desarmado pelo clientes do segundo salão e que escapou numa carrinha branca.

Com 61 mil habitantes e uma população maioritária de origem ou descendência asiática, Monterey Park foi eleita uma das cidades com melhor qualidade de vida nos EUA pela revista Money. O ataque de sábado à noite aconteceu durante as celebrações do Ano Novo Chinês, mas não há ainda nenhuma indicação de que se tenha tratado de um crime de ódio.

É o quarto ataque com armas de fogo com mais vítimas mortais na história da Califórnia, e o quarto com pelo menos dez mortos só na última década. O mais mortífero aconteceu em 1984, quando um homem de 41 anos matou 21 pessoas e feriu 19 num restaurante da cadeia McDonald's em San Ysidro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários