Pelo menos 13 mortos em desabamento de prédio em Alepo

O colapso ocorreu enquanto os moradores dormiam e terá sido causado “pela infiltração de água nas fundações”.

Foto
O local do desabamento, onde ainda decorrem buscas por vítimas Reuters/NORTH PRESS AGENCY

Pelo menos 13 pessoas morreram no desabamento de um prédio na província de Alepo, no norte da Síria, encontrando-se ainda dezenas desaparecidas sob os escombros do edifício, disse o ministério do Interior.

"Às 03h00 da manhã (00h00 em Lisboa), um prédio residencial de cinco andares desabou no bairro de Sheikh Masoud. Treze corpos e uma pessoa viva foram removidos dos escombros de acordo com um relatório provisório", disse o ministério em comunicado.

As equipas de resgate, forças de defesa civil e bombeiros continuam as operações de busca de outras pessoas que ainda se encontram desaparecidas.

O colapso, que ocorreu enquanto os moradores dormiam, foi causado "pela infiltração de água nas fundações", disse a agência oficial síria Sana.

O desabamento de prédios residenciais é bastante comum em Aleppo, seja por construções ilegais sem alicerces sólidos ou rachas em estruturas causadas pelos intensos combates nesta cidade do norte do país entre soldados e rebeldes no auge da crise.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede no Reino Unido, mas que tem uma extensa rede de fontes na Síria, as vítimas eram pessoas da cidade de Afrin, deslocadas pela guerra.

O bairro de Sheikh Masoud é habitado principalmente por curdos sírios, incluindo combatentes, muitos dos quais fugiram de Afrin depois de a vizinha Turquia ter lançado uma ofensiva em 2018.

A cidade de Alepo está sob controlo do Governo depois de ter sido recapturada aos rebeldes há seis anos, mas a segurança em Sheikh Masoud é garantida pelas forças curdas.

Quase meio milhão de pessoas foram mortas no conflito na Síria desde que eclodiu em 2011, e cerca de metade da população foi deslocada.

Em Setembro passado, o colapso de um prédio no bairro de Ferdaous, em Alepo, matou 10 pessoas, incluindo três crianças.

Sugerir correcção
Comentar