Há 853 cidadãos da comunidade cigana de Beja que vivem em barracas e tendas

A esmagadora maioria das 344 crianças que vivem em condições precárias é forçada a lavar-se com água fria em alguidares à porta da barraca.

Foto
No Bairro das Pedreiras estão alojadas em 80 barracas 401 pessoas, 160 adultos e 241 crianças Enric Vives-Rubio

A curiosidade encheu de vida um pequeno núcleo da comunidade cigana que há décadas ocupa um terreno na freguesia de Santa Clara do Louredo, nos arredores de Beja. Naquela manhã de Janeiro, Anselmo Prudêncio, técnico na EAPN/Rede Europeia Antipobreza, e Prudêncio Canhoto, presidente da Associação dos Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC), chegaram cheios de perguntas – queriam saber quantos residem naquelas seis barracas, todas ocupadas por membros da mesma família. Numa fracção de minutos, adultos e crianças concentraram-se para responder ao “recenseamento”: quantas barracas, quantos adultos, crianças e jovens ali vivem?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 46 comentários