Palcos da semana: do samba à tragédia, um Paraíso de cinema e guitarra

O Porto assiste a Finisterra; Lisboa, à nova ópera de Nuno da Rocha. Marcelo D2 traz samba-rap, enquanto o Alentejo celebra António Chainho e o Algarve exibe o cinema social da Monstrare.

opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Iphigénie, de Tiago Rodrigues, sobe ao palco do São João Jean Louis Fernandez
opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Marcelo D2 traz samba-rap e um novo disco a três concertos Anna Costa
opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
A ópera Paraíso, de Nuno da Rocha, estreia-se no CCB André Hencleeday
opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Aos 85 anos, António Chainho apresenta um novo espectáculo Miguel Madeira
,Diretor de filme
Fotogaleria
Vadio, de Simão Cayatte, é um dos filmes exibidos na Monstrare DR

Iphigénie para começar Finisterra

Em Julho de 2022, a cortina do Festival de Avignon subiu com a estreia de uma peça de Tiago Rodrigues, quando o encenador e dramaturgo português estava a semanas de assumir a direcção do prestigiado festival francês. Encenada por Anne Théron e interpretada por um elenco franco-português, Iphigénie chega agora ao Teatro Nacional São João.

Vem abrir a Finisterra, uma mostra que vai buscar à tragédia grega raízes para interrogações actuais sobre a ideia de catástrofe. Resulta de um projecto desenvolvido com teatros nacionais de dez países europeus – no caso de Iphigénie, o Théâtre National de Strasbourg –, num total de cinco espectáculos colaborativos.

Os próximos a subir ao palco portuense, até 25 Fevereiro, são Decalogue of Anxiety, Prometheus ’22, Focs/Vatre e Iokasté (mais informações aqui).

Iphigénie Jean Louis Fernandez
Iphigénie Jean Louis Fernandez
Iphigénie Jean Louis Fernandez
Iphigénie Jean Louis Fernandez
Iphigénie Jean Louis Fernandez
Iphigénie Jean Louis Fernandez
Iphigénie Jean Louis Fernandez
Fotogaleria
Iphigénie Jean Louis Fernandez

Marcelo D2 em fé e folia

Conhecidas que são as manobras de Marcelo D2 quando se trata de juntar à cartilha hip-hop apontamentos de jazz ou ritmos contagiantes como o samba, elas ganham outra dimensão quando o músico brasileiro se associa à portuense Orquestra Bamba Social.

É neste formato de roda de samba, a visitar clássicos da MPB e em jeito de aperitivo para o Carnaval, que o reencontramos em três concertos. Promete mostrar também um pouco de Iboru, o novo álbum, que segue a receita samba-rap e vem servido pelo single Povo de fé.

Aos 30 anos, Paraíso

Cumpridos 30 anos de portas abertas, o Centro Cultural de Belém prepara-se para abrir as comemorações do aniversário. Um Paraíso vem à cabeça. É o título da ópera de câmara que foi encomendada a Nuno da Rocha para a ocasião e que agora é apresentada em estreia absoluta. É coreografada e dirigida por Marcos Morau, da companhia catalã La Veronal, e conta com Pedro Neves na direcção musical.

Descrita por Rocha como a “história de uma ilha”, protagonizada por uma ninfa que fala “da sua viagem com as Ménades que fugiram do continente, dos fogos, da guerra e do caos”, Paraíso dá continuação ao Inferno (obra para coro, orquestra e multi-instrumentista) que o compositor revelou em Janeiro de 2020.

O mestre como novo

António Chainho tem um novo espectáculo. A estreia acontece no Alentejo que o viu nascer e, além de inaugurar uma nova fase, realiza-se um dia depois de completar 85 anos – factor que, nas palavras do grande mestre e embaixador da guitarra portuguesa, torna o concerto “ainda mais especial e emotivo”.

Ladeado por Ciro Bertini (baixo acústico), Miguel Silva (viola de fado) e o quarteto de cordas Naked Lunch, Chainho viaja pela música que foi marcando a sua longa carreira e, sem dar mostras de pousar a guitarra, promete adiantar notas do disco que se prepara para editar ainda neste trimestre.

O social é para Monstrare

Um adolescente em busca do pai desaparecido num Alentejo remoto em Vadio, a primeira longa de Simão Cayatte. Outro sob A Acusação de ter violado uma rapariga, com Yvan Attal atrás das câmaras e Charlotte Gainsbourg no elenco. Um pacto entre três jovens incompreendidos, filmado por Gonçalo Galvão Teles em Nunca Nada Aconteceu. E o olhar de Sara Leal sobre A Fajã Onde o Tempo Não Mora.

Estes são alguns dos momentos da nona edição da Monstrare, a mostra de cinema algarvio vocacionada para dar voz a temáticas sociais através da sétima arte. Organizada pelo Loulé Film Office e integrada na Algarve Film Week, exibe também The Infernal Machine, de Andrew Hunt, dá a conhecer a nova série de Bernardo Lopes e Francisco Mira Godinho (Lugar 54), e ainda proporciona sessões de curtas, workshops, uma masterclass com o realizador Artur Ribeiro, conversas e os prémios Cinetendinha.

Sugerir correcção
Comentar