Vezprém, Elefsina e Timisioara são este ano as três Capitais Europeias da Cultura. E é hoje mesmo que a primeira, cidade húngara, acende as luzes do palco para 12 meses de iniciativas artísticas sob o slogan "Brilha, Vezprém". O espectáculo inaugural levará às praças desta cidade de colinas uma fantasia urbana contada em forma de música e dança.

Elefsina, hoje integrada na área metropolitana de Atenas, estabeleceu-se à volta de Elêusis, que durante mais de dois mil anos foi uma das cinco cidades gregas sagradas. Na segunda metade do século XIX começou a viver um período económico de grande expansão, com a instalação da indústria e o desenvolvimento das ligações ferroviárias e rodoviárias.

 
           
          Conteúdo patrocinado          
          Férias em família? Comece a planear já (e com descontos!)

Ainda falta muito para as férias grandes? Nada nos impede de planear uma temporada familiar inesquecível, num verdadeiro paraíso português. E até ao final do mês, é possível fazê-lo com descontos.

         
           
 

Por fim, Timisoara, a pequena Viena do império austro-húngaro, berço da revolução de 1989, uma cidade vibrante no seu dia-a-dia, fervilhando de vida nas praças com nomes de união e vitória.

Andarilho incorrigível, o Sousa Ribeiro antecipou-se e já visitou as três para poder traçar um retrato das cidades europeias que este ano celebram a cultura de forma especial. Os textos lêem-se aqui, aqui e aqui. Só tem de escolher e planear a viagem. Ou viagens, quem sabe.

Bom fim-de-semana e boas fugas!