Passeio tranquilo do Benfica nos Açores

“Encarnados” venceram com facilidade o Santa Clara, em São Miguel, e conservaram a vantagem de quatro pontos para o Sp. Braga no topo da classificação da I Liga

Foto
Gonçalo Guedes marcou um dos golos do Benfica Reuters/PEDRO NUNES

Era difícil um passeio mais tranquilo do que aquele que o Benfica teve na sua viagem até aos Açores, onde defrontou o Santa Clara, em São Miguel. Os “encarnados” marcaram cedo, confirmaram a sua superioridade pouco depois e controlaram, sem grandes sobressaltos, até ao final do encontro, que permitiu ainda ao regressado Gonçalo Guedes marcar e fixar o resultado final em 3-0.

Roger Schmidt promoveu a entrada de Draxler no “onze” inicial benfiquista e de Morato, face às ausências de Rafa (lesionado) e Otamendi (castigado). E se o primeiro continuou a parecer um corpo estranho na equipa, o segundo integrou-se bem e fez uma boa dupla com António Silva, embora o Santa Clara poucas vezes tenha colocado a defesa benfiquista à prova.

A jogar com intensidade desde o primeiro minuto, apostando no futebol interior, com muitas movimentações dos seus homens mais adiantados, e variando sempre que possível este futebol mais curto com lançamentos longos para as costas da defesa do Santa Clara, o Benfica dominou desde cedo a partida.

E foi com facilidade que os “encarnados” inauguraram o marcador, logo aos 9’, quando um cruzamento de Enzo Fernández descobriu a cabeça de Aursners, com o norueguês a marcar o seu primeiro golo com a camisola benfiquista.

Incapaz de reagir, o Santa Clara continuava “encostado às cordas” e foi ao tapete quando Gonçalo Ramos aumentou a vantagem das "águias" desviando um cruzamento rasteiro de Grimaldo. Tudo fácil, sem resposta por parte dos açorianos.

Só por uma vez o Santa Clara assustou Vlachodimos, numa escapada de Gabriel Silva, que rematou ao lado. Mas era o Benfica que estava melhor e que tinha a bola, levando a vantagem confortável para o intervalo.

A segunda parte foi mais de gestão dos benfiquistas. Com um calendário algo sobrecarregado no horizonte, os benfiquistas baixaram o ritmo e a qualidade do futebol ressentiu-se.

Mesmo contando com uma maior passividade dos lisboetas, o Santa Clara não foi capaz de incomodar a baliza "encarnada" e apenas num deslize de António Silva esteve perto de reduzir a desvantagem - o jovem central benfiquista acabaria por resolver ele próprio o seu erro, desviando de cabeça a bola quase em cima da linha de golo.

Até final, ainda haveria tempo para Gonçalo Guedes se estrear na equipa, neste seu regresso ao Benfica. E logo com um golo. A dez minutos dos 90, o internacional português recebeu a bola no flanco esquerdo do ataque "encarnado" e, numa jogada muito tradicional em si, flectiu para o centro do relvado e rematou rasteiro de pé direito. O remate ainda desviou num adversário mas só parou no fundo das redes do Santa Clara, fazendo com que esta viagem do Benfica aos Açores fosse absolutamente perfeita para as "águias".

Sugerir correcção
Comentar