Infarmed retira do mercado cosméticos da L’Oréal com ingrediente proibido

As lojas que tenham ainda os produtos cosméticos da L’Oréal proibidos pelo Infarmed deixam de poder vendê-los.

Foto
Está suspensa em Portugal a venda de alguns cosméticos da marca L'Oréal REUTERS/Eric Gaillard/Arquivo

O Infarmed ordenou a suspensão da venda e retirada do mercado de produtos cosméticos da marca L'Oréal que contêm um ingrediente proibido desde Março de 2022, lê-se numa informação publicada pelo organismo.

Segundo uma circular informativa publicada no site oficial do Infarmed — Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o organismo, "no âmbito de uma acção de fiscalização de mercado, constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos distribuídos pela empresa L'Oréal Portugal, Unipessoal, Lda. que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional".

"Apesar de a L'Oréal Portugal, Unipessoal, Lda. ter informado o Infarmed, I.P. das medidas para a recolha e retirada do mercado nacional dos produtos cosméticos que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional, da análise da informação disponibilizada até à presente data, constata-se que a referida empresa não conseguiu demonstrar a recolha na totalidade do mercado nacional dos produtos cosméticos não conformes", adianta a circular.

A entidade reguladora do medicamento refere na comunicação que a marca "evidenciou ao Infarmed, I.P. que procedeu à alteração/reformulação atempada dos produtos cosméticos de forma a não conterem na sua composição o ingrediente" proibido em cosméticos desde 1 de Março de 2022". "No entanto, "as entidades que possam ainda dispor destes produtos não os podem disponibilizar."

O Infarmed pede ainda aos comerciantes que possuam ainda produtos com este ingrediente para contactar a marca e sublinha que "os consumidores que ainda possuam estes produtos não os devem utilizar".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários