Supermercado dos Países Baixos cria “caixas lentas” para combater solidão dos mais velhos

Clientes podem conversar com os funcionários sem terem que se preocupar com a fila de espera. Conceito sugiu pela primeira vez em 2019 e já está espalhado por 123 caixas de supermercado do país.

Foto
"Queremos desempenhar um papel na identificação e redução da solidão", diz cadeia de supermercados Supermercado Jumbo/Twitter

A cadeia de supermercados Jumbo, nos Países Baixos, criou uma "caixa lenta" destinada a todas as pessoas que gostam de falar, inclusive quando estão às compras.

O conceito de Kletskassa ("caixa para conversar", numa tradução livre) existe desde 2019 na cidade de Vlijmen, na província de North Brabant, mas o sucesso foi tanto que, neste momento, já existe em 123 em todo o país. Segundo a directora comercial da empresa, Colette Cloosterman-van Eerd, o objectivo é chegar às 200.

“As nossas lojas são um ponto de encontro importante para muitas pessoas e queremos desempenhar um papel na identificação e redução da solidão. É um gesto pequeno, mas muito valioso, principalmente num mundo que se está a digitalizar e acelerar”, afirmou Colette Cloosterman-van Eerd, citada pelo site Unilad.

No entanto, e para evitar chatices de quem tem pressa, cada caixa tem uma indicação a explicar que, além de pagar as compras, é também um espaço para o cliente pôr a conversa em dia com o funcionário.

Segundo a empresa, o conceito tem sido bem recebido por todos os clientes e trabalhadores, que também parecem gostar dos turnos nas "caixas lentas". “Os nossos funcionários conhecem os clientes e vêem-nos regularmente. Ao abrir uma caixa destas, podemos oferecer alguma conversa, um momento de contacto pessoal”, declarou ao El País.

As caixas estão presentes nos supermercados Jumbo das localidades onde a população é mais envelhecida, e têm ainda um espaço para os clientes que se sentem sozinhos tomarem café e desfrutarem da companhia de outras pessoas.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários