Em Espanha nasceu uma ilha de toalhitas – e tudo por causa do lixo que deitamos na sanita

O monte tem aumentado cada vez mais, principalmente quando chove demasiado. Segundo os ambientalistas, a única solução é retirar as toalhitas do mercado.

Foto
Neste momento, estão a decorrer trabalhos para retirar o monte de resíduos Juan Ayala

Sabemos que o lixo que deitamos pela sanita vai sempre ter aos rios e mares e é para evitar que isto aconteça que existem os caixotes. Mesmo assim, são ainda muitas as pessoas que continuam a utilizar a sanita para este efeito e, na cidade espanhola de Córdova, o impensável aconteceu: o lixo acumulou-se de tal forma no rio Guadalquivir deu origem a uma ilha de toalhitas humedecidas, escreve o jornal Cordopolis.

Segundo a mesma fonte, este monte de lixo é formado pelas toalhitas dos produtos de bebé e de maquilhagem. Há anos que moradores e ambientalistas alertam para o problema, mas a ilha tem aumentado cada vez mais.

A par disto, em cima do lixo nasceu vegetação, o que torna difícil que quem passa perceba que não é natureza, mas sim um monte de resíduos e lama trazidos pelo rio. “Alguém pensou, então, em deixar aquilo ali, porque tinha crescido vegetação. O problema é que quando sai a lama envolvente, surgem as camadas de toalhitas”, explicou o ambientalista Pepe Larios ao mesmo jornal, acrescentando que estas chegam até esta zona através do colector de água residual que está no cais.

O monte tem mais de um metro e meio de altura e aproximadamente 15 metros cúbicos, revela o diário Él Dia de Córdoba.

É por este cano que a água da chuva é escoada, mas, quando a precipitação aumenta, o nível da água sobe a arrasta as toalhitas que estão no esgoto até à ilha e às margens do rio.

Como estas toalhitas não são biodegradáveis, o ambientalista defende que não há outra solução a não ser retirá-las do mercado e destruir a ilha.

Segundo o Él Dia, que cita o mesmo ambientalista, de vez em quando, a Emacsa, Empresa Municipal de Águas Residuais de Córdoba, costuma retirar as toalhitas, mas quando não o faz estas acabam por ser arrastadas pelo rio.

O monte de lixo é também um problema para as aves que ficam com o bico preso. Neste momento, o município iniciou os trabalhos de limpeza e retirada da vegetação com maquinaria pesada e o ambientalista apela à população para não deitar lixo na sanita.

Sugerir correcção
Comentar