Há 4000 anos, em povoações ao redor do mar Egeu, primos casavam com primos

Investigação desvendou endogamia em ilhas e partes continentais ao redor do mar Egeu há 4000 anos. Uma das hipóteses é que primos em primeiro grau casassem para proteger as suas terras da divisão.

Foto
Uma das hipóteses para primos casarem com primos é a tentativa de proteger as suas terras agrícolas da divisão Nikola Nevenov

Se há forma de viajar no tempo, é através da análise de material genético guardado em vestígios de ossos. Foi essa a viagem que a equipa de Eirini Skourtanioti fez quando decidiu investigar 100 genomas humanos pouco antes, durante e pouco depois da Idade do Bronze ao redor do mar Egeu e no lado oriental do Mediterrâneo. Os resultados dessa visita ao passado foram publicados esta semana na revista científica Nature Ecology & Evolution e trazem consigo duas grandes recordações desse tempo para contar: a primeira árvore genética de família micénica e a informação de que era frequente o casamento entre primos em primeiro grau em Creta, noutras ilhas gregas e até em partes do continente banhadas pelo mar Egeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários