Covid-19. Maiores de 18 anos já podem agendar vacinação em “casa aberta”

Vacinação de reforço está disponível para cidadãos dos 18 aos 49 anos que não tenham sido infectados há menos de 90 dias. Para ser vacinado basta dirigir-se ao ponto de vacinação ou centro de saúde.

Foto
Vacinação de reforço contra a covid-19 está disponível para cidadãos dos 18 aos 49 anos Reuters/BioNTech SE 2020

A vacinação de reforço em regime de “casa aberta” já está disponível para as pessoas maiores de 18 anos, anunciou a Direcção-Geral da Saúde (DGS). Numa informação publicada no site, a DGS refere que “a vacinação de reforço em regime de casa aberta está disponível para os cidadãos dos 18 aos 49 anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 e não tenham sido infectados há menos de 90 dias”.

A DGS já tinha anunciado na sexta-feira que a vacinação das pessoas destas faixas etárias começaria em breve, na sequência de um parecer da Comissão Técnica da Vacinação contra a covid-19.

A decisão da DGS consta de uma actualização da norma sobre a campanha de vacinação sazonal contra o coronavírus SARS-CoV-2, que passa a prever o “acesso da população adulta entre os 18 e 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a covid-19, mediante decisão individual”.

“Esta actualização é efectuada num momento em que a maioria da população elegível, no âmbito da campanha de vacinação sazonal 2022-2023, está vacinada”, referiu a DGS em comunicado, acrescentando que, desde Setembro, já foram administradas mais de três milhões de doses, maioritariamente aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade, o que contribuiu para "mitigar o impacto da doença grave nos grupos de maior risco".

A DGS sublinhou que estes resultados “confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de protecção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à covid-19”, reiterando a “importância da vacinação sazonal como a medida mais eficaz de prevenção da doença ao longo dos meses de Inverno”.

A modalidade “Casa Aberta” encontra-se também disponível para a vacinação primária contra a covid-19 para utentes com idade igual ou superior a 12 anos e para utentes maiores de 18 anos para a vacinação de reforço contra esta doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. “Para ser vacinado basta dirigir-se directamente ao ponto de vacinação ou ao centro de saúde”, refere a DGS, sublinhando que a vacinação contra a covid-19 para crianças entre os 5 e os 11 anos deverá ser agendada previamente em qualquer ponto de vacinação ou centro de saúde.

O intervalo recomendado entre a dose de reforço sazonal e o evento mais recente (última dose de vacina ou diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2) é de quatro a seis meses (intervalo mínimo: três meses).

Sugerir correcção
Ler 2 comentários