Presidente do Vietname demite-se devido a escândalo de corrupção na sua equipa

Futuro de Nguyen Xuan Phuc foi decidido numa reunião extraordinária do Partido Comunista vietnamita.

Foto
Antigo primeiro-ministro, Nguyen Xuan Phuc ocupava o cargo de Presidente do Vietname desde 2021 Reuters/POOL

O Presidente do Vietname, Nguyen Xuan Phuc, apresentou a demissão na segunda-feira depois ter sido salpicado por um alegado escândalo de corrupção. A decisão teve origem numa tomada de posição inédita do Partido Comunista, que também o expulsou dos seus órgãos de decisão.

O Comité Central do partido reuniu-se na segunda-feira para avaliar o futuro do Presidente e concordou em aceitar a sua demissão e “jubilação”, que implicam a perda de todos os cargos políticos e partidários.

O Partido Comunista responsabilizou-o pelas “violações e irregularidades” cometidas pelos seus funcionários quando Phuc exerceu o cargo de primeiro-ministro, entre 2016 e 2021, informou o Governo vietnamita esta terça-feira, segundo a agência noticiosa estatal.

“Absolutamente consciente das suas responsabilidades perante o partido e o povo, [Phuc] apresentou uma carta para se demitir dos cargos que detinha, deixar o seu posto [de Presidente] e reformar-se”, disse o Governo, num comunicado citado pela Reuters.

Esta demissão acontece pouco depois de outros funcionários de topo do partido se terem demitido por suspeitas de corrupção relacionadas com os voos de repatriamento durante a pandemia e outros alegados esquemas fraudulentos estabelecidos nesse período.

Nguyen Xuan Phuc, de 68 anos, tinha sido nomeado Presidente do país asiático em 2021, depois de cinco anos como primeiro-ministro.

Enquanto não é nomeado um sucessor oficial, o vice-presidente, Vo Thi Anh Xuan, exercerá de forma interina o cargo de chefe de Estado.

Sugerir correcção
Comentar