Morreu Shintaro Yokochi, histórico da natação em Portugal e sobrevivente de Hiroshima

De origem japonesa, Yokochi tornou-se uma figura histórica da natação em Portugal. Pai de Alexandre Yokochi e um “segundo pai” para Bessone Basto, fez carreira no Algés e Dafundo, Benfica e FC Porto.

Foto
Shintaro Yokochi, à direita, e o filho Alexandre Yokochi, à esquerda, o único nadador português finalista em Jogos Olímpicos ARQUIVO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE NATAÇÃO

O treinador de natação Shintaro Yokochi morreu hoje aos 87 anos, anunciou a Federação Portuguesa de Natação (FPN), lembrando-o como "uma das mais importantes figuras do desporto português", tendo treinado o filho, Alexandre.

Shintaro teve como "expoente máximo", nota a FPN, a participação de Alexandre Yokochi na final dos 200 metros bruços nas olimpíadas de Los Angeles em 1984, até hoje a única final da natação portuguesa em Jogos Olímpicos.

"À família enlutada, a direcção da FPN apresenta as mais sinceras condolências", pode ler-se em comunicado, que não revela a causa da morte.

Yokochi, nascido em 31 de Outubro de 1935 em Yokohama, sobreviveu ao rebentamento da primeira bomba atómica, em Hiroshima, no dia 6 de Agosto de 1945, e em 1958 mudou-se para Portugal.

Enjeitou uma possível participação nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, como nadador, para se tornar treinador, aos 22 anos, da equipa de natação do Sport Algés e Dafundo.

Casou e constituiu família em Portugal, com Alexandre a seguir-lhe as pisadas como nadador, tendo conseguido uma medalha de prata em Europeus para Portugal, entre numerosos outros feitos com o sétimo lugar em Los Angeles como apogeu.

Na carreira tem uma passagem pelo FC Porto até se mudar para o Benfica, em 1972, passando a treinar o filho, que abandonou a competição de elite em 1992 e hoje é professor universitário nos Estados Unidos.

Em reacção à notícia da morte, o Comité Olímpico de Portugal sublinha que Yokochi, "figura de sucesso na natação nipónica, trouxe técnicas inovadoras para Portugal e contribuiu para o desenvolvimento da modalidade". O Benfica, numa nota de pesar e de condolências, solidariza-se com a família do antigo treinador. António Bessone Basto, outro histórico da natação em Portugal e presidente do Sport Algés e Dafundo, diz ter perdido um "segundo pai".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários