Jogos com História: Vermelhos e azuis num duelo centenário

O fim-de-semana é de derby em Lisboa, com o Benfica-Sporting. E em Manchester, onde United e City se vão defrontar pela 189ª vez, num duelo centenário.

Foto
Bruno Fernandes será quase de certeza titular no derby entre Manchester United e Manchester City Reuters/PETER POWELL

Estamos na 20.ª jornada da Premier League e as atenções concentram-se em Old Trafford, onde neste sábado se defrontam United e City – muito provavelmente, com vários portugueses em campo. A história do "derby de Manchester” começou a 12 de Novembro de 1881, ainda os dois clubes tinham nomes diferentes dos actuais. O United, fundado em 1878, chamava-se então Newton Heath LYR e o City, anfitrião dessa partida e vencedor por 3-0, era nessa altura o St. Mark’s (fundado em 1878). Na altura, eram apenas dois dos muitos clubes da cidade de Manchester. Cresceram ambos, lado a lado (os estádios estão separados por pouco mais de 6km), até se tornarem gigantes de dimensão mundial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários