Pedro Moutinho lança Casa, EP que anuncia um novo álbum e vai estreá-lo ao vivo no CCB

Chama-se Casa e é o novo registo do fadista Pedro Moutinho, um EP que anuncia outro EP (Água) e que juntos hão-de compor um álbum, a lançar antes do final do ano: Casa d’Água. Em Fevereiro, no dia 9, será apresentado ao vivo no Pequeno Auditório do CCB, às 21h. Mas antes estreia-se com um videoclipe do fado que abre o disco, Um resto de mouraria, letra de Carlos Conde e música de Martinho d’Assunção, onde Pedro Moutinho é acompanhado por André Dias (guitarra portuguesa) Pedro Soares (viola) e Frederico Gato (baixo acústico). O vídeo foi realizado e editado por Joana Linda e filmado em Alfama e na Tasca da Bela.

Este novo trabalho de Pedro Moutinho apresenta-se, assim, em dois actos e três andamentos. O EP Casa, já disponível nas plataformas digitais, é dedicado ao fado tradicional e, além do já citado Um resto de mouraria, inclui mais quatro temas: Imprevisto, com letra de Maria do Rosário Pedreira, com música do Fado Louco, de Alfredo Marceneiro; Sem volta, da mesma autora, com música do Fado Solene, de Alberto Correia; A viagem, com letra de Teresinha Landeiro e música do Fado Magala, de Raul Portela; e, por fim, o tema que dará título ao álbum, Casa d’Água (o único deste disco que não é um fado tradicional), com letra de João Monge, música de Amélia Muge e arranjos de Filipe Raposo.

O segundo EP, Água (que, tal como o primeiro, não terá edição física) deverá ser publicado no final do Verão, e, segundo os promotores, “incide sobre canções”, com a “exploração de novos arranjos e sonoridades”. A edição física, Casa d’Água, em LP e CD, juntará ambos e será editada antes do fim do ano.