Desde 2015 Costa já criou três códigos de conduta para os seus governos

Antes do mecanismo prévio de escrutínio, os governantes já tinham um conjunto de indicações sobre incompatibilidades e regras inerentes ao exercício de funções.

Foto
António Costa criou o primeiro Código de Conduta dos membros do Governo em 2016, na sequência do Galpgate Reuters/PIROSCHKA VAN DE WOUW

O Governo apresentou esta quinta-feira um questionário de 36 perguntas a que os convidados para os cargos de ministro ou secretário de Estado devem responder para identificar a existência de impedimentos e incompatibilidades legais, éticos e políticos. A novidade é tratar-se de um mecanismo de verificação prévia de governantes, mas desde que tomou posse em 2015 António Costa lançou um código de conduta para cada um dos seus governos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 19 comentários