Atentado do Daesh em Cabul faz pelo menos dez mortos

O Daesh, um grupo sunita com profundas divergências ideológicas com os taliban, continua a ser a principal ameaça ao novo regime de Cabul.

Foto
Vários atentados assolaram o país desde a tomada do poder pelos taliban EPA/STRINGER

Um atentado em Cabul, perto do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Afeganistão, fez pelo menos dez mortos. O ataque foi reivindicado pelo grupo extremista Daesh.

Um atacante suicida do Daesh accionou o cinto com explosivos que transportava num local onde se encontravam funcionários e guardas, que nesse momento abandonavam o edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo taliban.

Nesta sexta-feira, a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão indicou que o número de vítimas aumentou para dez mortos e 53 feridos, na sequência do inquérito realizado após o atentado, que ocorreu na quarta-feira.

"Vamos continuar a acompanhar a situação", disse fonte da missão da ONU através de um comunicado citado pela agência France Presse.

As autoridades taliban anunciaram, na quarta-feira, que o atentado tinha provocado a morte de cinco civis.

A organização não-governamental italiana Emergency, que mantém em funcionamento um hospital na capital afegã, indicou que recebeu 40 feridos do atentado.

Vários atentados assolaram o país desde a tomada do poder pelos taliban, em Agosto de 2021.

Centenas de pessoas morreram ou ficaram gravemente feridas em atentados que atingem sobretudo as minorias xiita e sikh, estrangeiros, e as novas autoridades taliban.

Os analistas internacionais consideram que os extremistas do Daesh — um grupo sunita, como os taliban, mas com profundas divergências ideológicas entre si — continuam a ser a principal ameaça ao novo regime de Cabul.

Sugerir correcção
Comentar