Chuvas torrenciais na Califórnia fazem pelo menos 17 mortos

Uma criança de cinco anos foi arrastada pela água na segunda-feira e continua desaparecida. Autoridades ordenaram evacuação de Montecito, uma cidade costeira onde várias celebridades têm mansões.

Foto
O governador da Califórnia declarou o estado de emergência no estado Reuters/FRED GREAVES

Pelo menos 17 pessoas morreram no estado norte-americano da Califórnia devido a chuvas torrenciais, tendo as autoridades ordenado a evacuação de várias regiões, incluindo a cidade de Montecito, onde se localiza a residência do príncipe Harry e de Meghan Markle.

Grande parte da Califórnia está a ser atingida por uma forte tempestade de Inverno, com as chuvas torrenciais a provocarem inundações, corte de estradas, quedas de árvores e cortes de energia em dezenas de milhares de residências.

Num comunicado, o gabinete do governador, Gavin Newsom, disse que tempestades sucessivas estão a varrer o estado da Califórnia e já provocaram a morte a 17 pessoas, "mais do que os incêndios florestais dos últimos dois anos".

“Teremos ainda vários dias de tempo invernal”, sublinhou o governador, pedindo aos cidadãos para que sejam “vigilantes”.

Em Paso Robles, uma pequena cidade a meio caminho entre Los Angeles e São Francisco, uma criança de cinco anos foi arrastada pela água, na segunda-feira, e continua desaparecida, segundo um comunicado do xerife local.

As buscas pela criança, que desapareceu quando o carro em que seguia com a mãe ficou preso na água, tiveram de ser suspensas devido ao mau tempo.

Em Bakersfield, no centro do estado, dois condutores morreram depois de uma árvore ter caído na estrada, segundo o Los Angeles Times. Cerca de 150 mil residências ficaram sem electricidade.

Os serviços meteorológicos dizem que a Califórnia está actualmente a viver "um ataque implacável de rios atmosféricos", como não acontecia desde 2005, e que causam quantidades impressionantes de chuva e neve.

As autoridades ordenaram a evacuação de Montecito, uma cidade costeira a norte de Los Angeles e onde várias celebridades têm mansões de luxo, como a actriz Jennifer Aniston e a apresentadora Oprah Winfrey.

Sugerir correcção
Comentar