Príncipe Harry, DeGeneres e Oprah entre os retirados das cheias em Montecito

Ainda com os mortíferos deslizamentos de terras em Montecito na memória, os residentes da localidade na costa da Califórnia receberam ordens de evacuação imediata.

Foto
A entrevista de Harry e Meghan a Oprah foi filmada na propriedade do casal em Montecito Reuters/HARPO PRODUCTIONS

Há cinco anos, na madrugada de 9 de Janeiro de 2018, uma torrente de lama e detritos soltou-se de áreas queimadas nas montanhas de Santa Ynez e arrasou Montecito, uma região do condado de Santa Bárbara, no estado norte-americano da Califórnia, conhecida por albergar ricos e famosos. Na altura, o balanço foi de 23 mortos e a destruição de mais de uma centena de residências.

Nesta segunda-feira, as sirenes voltaram a soar com uma ordem de evacuação imediata para os residentes de Montecito, entre os quais se destacam figuras como o príncipe britânico Harry, que se mudou para a soalheira Califórnia em 2020, morando aí com a sua mulher, Meghan Markle, e os dois filhos, Archie e Lilibet; ou as apresentadoras Ellen DeGeneres e Oprah Winfrey.

DeGeneres partilhou nas redes sociais a situação. Num vídeo, que a mostra junto a uma forte e rápida corrente de água lamacenta, a antiga apresentadora do The Ellen DeGeneres Show reforçou que “Montecito está em completa evacuação, a cidade inteira”.

De acordo com a CNN, a região de Montecito foi atingida, na segunda-feira, por um intenso período de chuvas, com uma precipitação de 25 centímetros em 24 horas, o que equivale a 250 litros por metro quadrado. “Este é o quinto aniversário do incêndio e dos deslizamentos de lama que mataram tantas pessoas, e as pessoas perderam as suas casas e vidas. Isto é uma loucura. No aniversário de cinco anos, estamos a ter uma chuva sem precedentes”, rematou DeGeneres.

E a ameaça para já mantém-se: os meteorologistas avisaram que mais inundações e deslizamentos de terras podem ocorrer na Califórnia, uma vez que uma sétima onda de chuva forte se aproxima do estado, após uma série de tempestades brutais que provocaram danos generalizados e mataram pelo menos 19 pessoas.

Sugerir correcção
Comentar