Dinis Machado à procura da individualidade queer na Sagração da Primavera

Dando sequência a uma série estimulada pela obra de Nijinski, a coreógrafa leva ao Teatro do Bairro Alto uma remontagem desta peça seminal para cinco corpos em busca do seu espaço individual.

Foto
Dinis Machado não quis ter em palco os corpos "tipificados" autorizados pelas escolas de dança Nadja Voorman

Não é situação rara. Acontece muitas vezes que o público, ao entrar na sala para assistir a um espectáculo, encontre os intérpretes já em cena, favorecendo o entendimento de que há algo a acontecer em palco que precede a chegada (e, talvez, se estenda para lá da partida) daquele grupo específico de olhares exteriores. Mas, no caso desta Sagração da Primavera, reimaginada pela coreógrafa Dinis Machado (pronomes ela/dela), há algo de mais concreto que se pressente na entrada para o Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, onde a peça se apresenta a partir desta quinta-feira (e até domingo): a existência de um espaço com regras próprias. Mais do que isso até: um espaço onde cada um dos cinco intérpretes (MC Coble, Ves, Mia Meneses, Ali Moini e Sumi Xiaomei) parece reger-se por regras que só a si dizem respeito.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários