Concurso

As melhores fotografias da natureza em grande plano (e em grande estilo)

Já são conhecidos os vencedores da quarta edição do concurso Close-up Photographer of the Year.

"Smile for the Camera". Finalista da categoria Insectos. ©Rafael Steinlesberger | cupoty.com
Fotogaleria
"Smile for the Camera". Finalista da categoria Insectos. ©Rafael Steinlesberger | cupoty.com

Os resultados da quarta edição do concurso Close-up Photographer of the Year (CUPOTY) foram anunciados e a grande vencedora, a canadiana Samantha Stephens, recebeu 2.830 euros pela autoria e submissão a concurso da fotografia Nature's Pitfall ("Armadilha da Natureza", tradução livre), que descreve duas salamandras a serem consumidas por plantas carnívoras. A fotografia, tirada no Parque Provincial Algonquin, revela um cenário invulgar que não passou despercebido ao painel de jurados que teve a árdua tarefa de avaliar as mais de 9 mil fotografias provenientes de 54 países que foram submetidas a concurso.

As fotografias estão distribuídas por 11 categorias: Animais, Insectos, Plantas, Fungos, Paisagem Intimista, Subaquática, Borboletas, Retrato, Feito pelo Homem, Micro (para imagens realizadas com microscópio) e Jovem, para fotógrafos com idade inferior a 18 anos. Nesta última categoria, destaca-se o trabalho do fotógrafo britânico Nathan Benstead, de 17 anos, a quem foi atribuído o título de melhor fotógrafo jovem do concurso.

"Ao revelar imagens [da natureza] em grande plano, com recurso a lentes macro e micro, o concurso pretende celebrar os detalhes que a maioria das pessoas não vê", refere a organização num comunicado dirigido ao P3. Dessa forma, CUPOTY dá a conhecer ao mundo uma realidade praticamente invisível. Para o ano há mais.

"Nature's Pitfall". Vencedor da categoria Animais. "As plantas de jarro do norte (Sarracenia Purpurea) são carnívoras, o que lhes permite sobreviver em ambientes pantanosos pobres em nutrientes. Aqui não há um solo rico, mas sim um tapete flutuante de musgo. Em vez de se alimentar de nutrientes que extrairia com as suas raízes, esta planta captura presas nas suas folhas em forma de sino, chamadas de jarros. Normalmente, estas plantas alimentam-se de invertebrados – como mariposas e moscas – mas, recentemente, investigadores da Algonquin Wildlife Research Station descobriram um novo prato surpreendente no cardápio da planta: jovens Salamandras-pintadas (Ambystoma maculatum)."
"Nature's Pitfall". Vencedor da categoria Animais. "As plantas de jarro do norte (Sarracenia Purpurea) são carnívoras, o que lhes permite sobreviver em ambientes pantanosos pobres em nutrientes. Aqui não há um solo rico, mas sim um tapete flutuante de musgo. Em vez de se alimentar de nutrientes que extrairia com as suas raízes, esta planta captura presas nas suas folhas em forma de sino, chamadas de jarros. Normalmente, estas plantas alimentam-se de invertebrados – como mariposas e moscas – mas, recentemente, investigadores da Algonquin Wildlife Research Station descobriram um novo prato surpreendente no cardápio da planta: jovens Salamandras-pintadas (Ambystoma maculatum)." ©Samantha Stephens | cupoty.com
"O Marciano". 3º lugar na categoria subaquática. "De noite, "À noite, muitas formas planctónicas de animais surgem do fundo do mar, tornando possível tirar fotos dessas criaturas fantásticas. Esta é a forma larval de um polvo mímico (wonderpus photogenicus). Foi tirada enquanto eu nadava 300 pés abaixo da superfície, nas Filipinas, na total escuridão escuridão, sem nenhum ponto de referência."
"O Marciano". 3º lugar na categoria subaquática. "De noite, "À noite, muitas formas planctónicas de animais surgem do fundo do mar, tornando possível tirar fotos dessas criaturas fantásticas. Esta é a forma larval de um polvo mímico (wonderpus photogenicus). Foi tirada enquanto eu nadava 300 pés abaixo da superfície, nas Filipinas, na total escuridão escuridão, sem nenhum ponto de referência." ©Pietro Cremone | cupoty.com
"Hemitrichia Calyculata". Vencedor da categoria Jovem. "Eu caminhava pela floresta, inspecionando os troncos podres que resultaram do Inverno passado, quando me deparei com um coberto de fungos. Montei meu equipamento e foquei neste pequeno aglomerado que crescia entre o musgo."
"Hemitrichia Calyculata". Vencedor da categoria Jovem. "Eu caminhava pela floresta, inspecionando os troncos podres que resultaram do Inverno passado, quando me deparei com um coberto de fungos. Montei meu equipamento e foquei neste pequeno aglomerado que crescia entre o musgo." ©nathan benstead | cupoty.com
"Demoiselle Wing". Segundo lugar da categoria Jovem. “A asa da libelinha é incrivelmente detalhada e delicada. Os machos da demoiselle anilhados (Calopteryx splendens) têm faixas de cor escura nas asas, que eu decidi tentar fotografar durante a minha viagem a New Forest, Hampshire, em Junho [de 2022]. Depois de encontrar um exemplar masculino, verdadeiramente deslumbrante, ajustei minha lente para uma ampliação de 2x para poder chegar o mais perto possível. Assim, tirei a foto. Na asa são visíveis algumas gotas de orvalho; isso aconteceu porque a imagem foi tirada bem cedo, pela manhã."
"Demoiselle Wing". Segundo lugar da categoria Jovem. “A asa da libelinha é incrivelmente detalhada e delicada. Os machos da demoiselle anilhados (Calopteryx splendens) têm faixas de cor escura nas asas, que eu decidi tentar fotografar durante a minha viagem a New Forest, Hampshire, em Junho [de 2022]. Depois de encontrar um exemplar masculino, verdadeiramente deslumbrante, ajustei minha lente para uma ampliação de 2x para poder chegar o mais perto possível. Assim, tirei a foto. Na asa são visíveis algumas gotas de orvalho; isso aconteceu porque a imagem foi tirada bem cedo, pela manhã." ©nathan benstead | cupoty.com
"Shining Snail".  Terceiro lugar da categoria Retrato.  "Um caracol comum sobre uma planta."
"Shining Snail". Terceiro lugar da categoria Retrato. "Um caracol comum sobre uma planta." ©Alex Pansier | cupoty.com
"Artwork of Nature". Segundo lugar na categoria Paisagem Intimista. "Fotografia feita em Julho [de 2022], em Marmorslottet, Nordland, Noruega. As formações rochosas e a água que flui através delas convidavam a uma captura íntima dos detalhes."
"Artwork of Nature". Segundo lugar na categoria Paisagem Intimista. "Fotografia feita em Julho [de 2022], em Marmorslottet, Nordland, Noruega. As formações rochosas e a água que flui através delas convidavam a uma captura íntima dos detalhes." ©Klaus Axelsen | cupoty.com
"Predator". Vencedor da categoria Subaquática. "Esta é uma Lucernaria Quadricornis (Stauromedusae) fotografada sob o gelo do Mar Branco, na Rússia. (...) Os seus tentáculos projectam-se para cima ou para baixo, enquanto aguarda por uma presa. Se a sua caça for bem sucedida, a Lucernaria Quadricornis fechará seus tentáculos, apanhando a presa. Se o local de caça não for o mais indicado, a Lucernaria irá afastar-se."
"Predator". Vencedor da categoria Subaquática. "Esta é uma Lucernaria Quadricornis (Stauromedusae) fotografada sob o gelo do Mar Branco, na Rússia. (...) Os seus tentáculos projectam-se para cima ou para baixo, enquanto aguarda por uma presa. Se a sua caça for bem sucedida, a Lucernaria Quadricornis fechará seus tentáculos, apanhando a presa. Se o local de caça não for o mais indicado, a Lucernaria irá afastar-se." ©Viktor Lyagushkin | cupoty.com
"Ice Encrusted Comatricha". Vencedor da categoria Fungo. “Em Janeiro [de 2022], após dois dias de neblina gelada e de temperaturas abaixo de zero, encontrei alguns Comatricha maduros a crescer numa velha estaca de cerca sobre uma pilha de madeira podre e descartada. Atraíu-me a forma como o gelo envolveu o bolor limoso, criando formas estranhas, varridas pelo vento, muito semelhantes a folhas. O mais alto tinha apenas 3 mm de altura, incluindo o gelo. A imagem final é o resultado de 55 imagens agrupadas e combinadas."
"Ice Encrusted Comatricha". Vencedor da categoria Fungo. “Em Janeiro [de 2022], após dois dias de neblina gelada e de temperaturas abaixo de zero, encontrei alguns Comatricha maduros a crescer numa velha estaca de cerca sobre uma pilha de madeira podre e descartada. Atraíu-me a forma como o gelo envolveu o bolor limoso, criando formas estranhas, varridas pelo vento, muito semelhantes a folhas. O mais alto tinha apenas 3 mm de altura, incluindo o gelo. A imagem final é o resultado de 55 imagens agrupadas e combinadas." ©Barry Webb | cupoty.com
"Scarlet Waxcap". Segundo lugar na categoria Fungo. “Numa bela manhã de nevoeiro, em Outubro passado, cheguei bem cedo para encontrar um colega entusiasta da fotografia de fungos, em Ebernoe Woods. Durante a nossa expedição, vimos um grande número de fungos waxcap a crescer num campo de críquete. Toda a área estava coberta de teias de aranha e orvalho da manhã, criando um cenário etérea. Usando um pequeno saco de feijão para colocar a minha câmara ao nível do solo, tirei uma série de 12 imagens."
"Scarlet Waxcap". Segundo lugar na categoria Fungo. “Numa bela manhã de nevoeiro, em Outubro passado, cheguei bem cedo para encontrar um colega entusiasta da fotografia de fungos, em Ebernoe Woods. Durante a nossa expedição, vimos um grande número de fungos waxcap a crescer num campo de críquete. Toda a área estava coberta de teias de aranha e orvalho da manhã, criando um cenário etérea. Usando um pequeno saco de feijão para colocar a minha câmara ao nível do solo, tirei uma série de 12 imagens." ©Jeremy Lintott | cupoty.com
"Óleo e Água". Vencedor da categoria Feito pelo Homem. ‘Esta fotografia foi realizada quando duas gotas de óleo se fundiam. Intrigado com essa polaridade, experimentar óleo e água tornou-se, para mim, numa rica fonte de expressão abstrata. A relação simbiótica que evolui de elementos naturalmente opostos tornou-se metafórica. Estou constantemente a aprender e a encontrar novas inspirações enquanto observo o que me rodeia."
"Óleo e Água". Vencedor da categoria Feito pelo Homem. ‘Esta fotografia foi realizada quando duas gotas de óleo se fundiam. Intrigado com essa polaridade, experimentar óleo e água tornou-se, para mim, numa rica fonte de expressão abstrata. A relação simbiótica que evolui de elementos naturalmente opostos tornou-se metafórica. Estou constantemente a aprender e a encontrar novas inspirações enquanto observo o que me rodeia." ©Matt Vacca | cupoty.com
"Angry Bird". Finalista da categoria Animais.
"Angry Bird". Finalista da categoria Animais. ©Alex-Pansier | cupoty.com
"Kebab and Pizza". Terceiro lugar na categoria Jovem. "Em Berlim há muita vida selvagem urbana, como esta população de estorninhos que vive na Alexanderplatz. Quando o meu amigo fotógrafo Richard Pohl e eu tentámos fazer algumas fotos criativas, notámos que os pássaros vão comendo as sobras dos humanos. Posicionei a minha objectiva grande angular na mesa e accionei a câmara quando os estorninhos se aproximaram dela. Com esta foto, quero mostrar a coexistência entre o ser humano e a natureza e como essa relação pode ser interessante e diversa."
"Kebab and Pizza". Terceiro lugar na categoria Jovem. "Em Berlim há muita vida selvagem urbana, como esta população de estorninhos que vive na Alexanderplatz. Quando o meu amigo fotógrafo Richard Pohl e eu tentámos fazer algumas fotos criativas, notámos que os pássaros vão comendo as sobras dos humanos. Posicionei a minha objectiva grande angular na mesa e accionei a câmara quando os estorninhos se aproximaram dela. Com esta foto, quero mostrar a coexistência entre o ser humano e a natureza e como essa relação pode ser interessante e diversa." ©Anton Trexler | cupoty.com
"Slime Mould Didymium Squamulosum on Holly Leaf". Terceiro lugar na categoria Fungo. ‘É possível passar muitas horas felizes, no Inverno, debaixo de um azevinho a procurar fungos limosos. Esse minúsculo bolor, com cerca de um milímetro de altura, geralmente cresce na serapilheira. Estes três exemplares foram encontrados na borda de uma folha de azevinho, numa floresta de Hertfordshire, em Janeiro [de 2022]."
"Slime Mould Didymium Squamulosum on Holly Leaf". Terceiro lugar na categoria Fungo. ‘É possível passar muitas horas felizes, no Inverno, debaixo de um azevinho a procurar fungos limosos. Esse minúsculo bolor, com cerca de um milímetro de altura, geralmente cresce na serapilheira. Estes três exemplares foram encontrados na borda de uma folha de azevinho, numa floresta de Hertfordshire, em Janeiro [de 2022]." ©Andy Sands | cupoty.com
"Atlas Moth". Segundo lugar na categoria Borboletas. "Esta bela borboleta-Atlas (Attacus atlas) foi encontrada numa das minhas caminhadas diárias pela nossa plantação de noz-de-areca, em Sirsi, na Índia. Como a nossa plantação é cercada por uma floresta perene, muitos sapos, cobras, insectos e borboletas encontram por lá o seu abrigo. Essas borboletas enormes costumam ter uma envergadura que se estende até aos 23 centímetros. Eu queria mostrar a borboleta em seu habitat, então decidi tirar esta foto com uma lente macro grande angular."
"Atlas Moth". Segundo lugar na categoria Borboletas. "Esta bela borboleta-Atlas (Attacus atlas) foi encontrada numa das minhas caminhadas diárias pela nossa plantação de noz-de-areca, em Sirsi, na Índia. Como a nossa plantação é cercada por uma floresta perene, muitos sapos, cobras, insectos e borboletas encontram por lá o seu abrigo. Essas borboletas enormes costumam ter uma envergadura que se estende até aos 23 centímetros. Eu queria mostrar a borboleta em seu habitat, então decidi tirar esta foto com uma lente macro grande angular." ©Uday Hegde | cupoty.com
"Common Winter Damsel". Terceiro lugar na categoria Borboletas. "Esta foto foi tirada em Julho, numa pequena reserva natural perto da cidade de Fribourg, na Suíça. A libelinha estava pousada numa folha, mas voou para longe quando me aproximei. Ela tornou a pousar noutra planta e eu consegui tirar algumas fotos. O movimento constante da planta, causado pelo vento, e os movimentos do insecto tornaram o processo complicado, mas depois de alguns segundos, apesar da libelinha ter voado, tive minha chance."
"Common Winter Damsel". Terceiro lugar na categoria Borboletas. "Esta foto foi tirada em Julho, numa pequena reserva natural perto da cidade de Fribourg, na Suíça. A libelinha estava pousada numa folha, mas voou para longe quando me aproximei. Ela tornou a pousar noutra planta e eu consegui tirar algumas fotos. O movimento constante da planta, causado pelo vento, e os movimentos do insecto tornaram o processo complicado, mas depois de alguns segundos, apesar da libelinha ter voado, tive minha chance." ©Kai Roesler | cupoty.com
"Little Naughty Draw Circle". Terceiro lugar da categoria Insectos. "O besouro Aplosonyx nigriceps desenvolveu uma táctica inteligente para poder comer as folhas de Alocasia Macrorrhiza e evitar os álcalis tóxicos que a planta secrega. Ele mordisca um círculo de três centímetros nas folhas para cortar a transmissão da toxina antes de se alimentar dentro do círculo livre de veneno. Este besouro foi fotografado na Reserva Nacional de Nonggang, na província de Guangxi, China."
"Little Naughty Draw Circle". Terceiro lugar da categoria Insectos. "O besouro Aplosonyx nigriceps desenvolveu uma táctica inteligente para poder comer as folhas de Alocasia Macrorrhiza e evitar os álcalis tóxicos que a planta secrega. Ele mordisca um círculo de três centímetros nas folhas para cortar a transmissão da toxina antes de se alimentar dentro do círculo livre de veneno. Este besouro foi fotografado na Reserva Nacional de Nonggang, na província de Guangxi, China." ©Minghui Yuan | cupoty.com
"A Tale in the Sand". Terceiro lugar na categoria Animais. "Depois de três tentativas mal sucedidas de procurar por víboras do deserto do Sara (Cerastes vipera) em condições de chuva, finalmente tivemos um dia e uma noite secos que nos trouxeram bons ventos. Seguimos o rasto dessa cobra por mais de cem metros, pelas dunas do deserto de Negev, em Israel. (...) Depois de um bom tempo, finalmente encontramos este espécime a cavar um buraco na areia para entrar numa posição de emboscada; uma lagartixa das dunas (Stenodactylus petrii) acabaria por se tornar na sua refeição."
"A Tale in the Sand". Terceiro lugar na categoria Animais. "Depois de três tentativas mal sucedidas de procurar por víboras do deserto do Sara (Cerastes vipera) em condições de chuva, finalmente tivemos um dia e uma noite secos que nos trouxeram bons ventos. Seguimos o rasto dessa cobra por mais de cem metros, pelas dunas do deserto de Negev, em Israel. (...) Depois de um bom tempo, finalmente encontramos este espécime a cavar um buraco na areia para entrar numa posição de emboscada; uma lagartixa das dunas (Stenodactylus petrii) acabaria por se tornar na sua refeição." ©Paul Lennart Schmid | cupoty.com
"Space Invaders". Finalista da categoria Feito pelo Homem
"Space Invaders". Finalista da categoria Feito pelo Homem ©Bruno Militelli | cupoty.com
"Cannibalism". Finalista da categoria Insectos.
"Cannibalism". Finalista da categoria Insectos. ©Takuya-Ishiguro | cupoty.com
"Alien Spaceship". Finalista da categoria Subaquática.
"Alien Spaceship". Finalista da categoria Subaquática. ©PAVAN KUMAR | cupoty.com
"Smile for the Camera". Finalista da categoria Insectos.
"Smile for the Camera". Finalista da categoria Insectos. ©Rafael Steinlesberger | cupoty.com